plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Após quarentena, China registra recorde em pedidos de divórcio

Enquanto os outros países começam a viver a experiência do confinamento, medida necessária para conter a disseminação da covid-19, a China já começa a dar sinais que a vida está, aos poucos, voltando ao normal.Porém, a quarentena forçada deixou algumas co

Imagem ilustrativa da notícia Após quarentena, China registra recorde em pedidos de divórcio camera O município de Xiam registrou recorde de pedidos de divórcio após quarentena. | Reprodução

Enquanto os outros países começam a viver a experiência do confinamento, medida necessária para conter a disseminação da covid-19, a China já começa a dar sinais que a vida está, aos poucos, voltando ao normal.

Porém, a quarentena forçada deixou algumas consequências inesperadas. Muitos casais parecem não ter resistido à convivência em tempo integral. De acordo com o jornal chinês Global Times, foram identificadas uma corrida aos cartórios por aqueles que não pretendem seguir a vida juntos.

A cidade Xi'am, de 12 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi, registrou um recorde no número de pedidos de separação nas últimas semanas.

Outros jornais locais também indicaram haver relatos de uma procura acima da média em cartórios de outras províncias, como a de Sichuan, por formulários de divórcio.

Nas redes sociais, a notícia não chegou a causar surpresa entre os chineses.

"É muito tempo junto. Eu tenho visto cada vez mais histórias sobre separações. Muitas piadas também. Mas o problema parece sério", disse à BBC News Brasil. Uma internauta diz imaginar o estresse de estar sob o mesmo teto em um momento de muito estresse econômico e incertezas sobre o futuro.

"Grandes episódios como este fazem as pessoas pensar mais nas suas vidas e o que realmente interessa", afirmou à BBC News Brasil a escritora Lijia Zhang, autora de A garota da Fábrica de Mísseis: memórias de uma operária na nova China. "É verdade também que os casamentos que sobreviveram à quarentena devem seguir mais fortes!", complementa.

Para os especialistas é cedo demais para entender o que está acontecendo e se o mesmo fenômeno atingirá também outros países que adotaram medidas de confinamento. Além disso, os cartórios estiveram fechados no país durante cerca de um mês, o que cria uma demanda reprimida. E os chineses já vinham se divorciando em um ritmo mais acelerado nos últimos anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias