plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NÚMEROS ABSOLUTOS

Por que a Itália tem mais mortes pelo novo coronavírus?

Há um mês enfrentando o novo coronavírus Sars-CoV-2, a Itália soma mais de 74 mil casos e 7.500 mortes, o que equivale a uma taxa de letalidade de 10%. A China, onde o patógeno começou a circular, no fim do ano passado, registra pouco mais de 81 mil p

Imagem ilustrativa da notícia Por
que a Itália tem mais mortes pelo novo coronavírus? camera GruppoVerita

Há um mês enfrentando o novo coronavírus Sars-CoV-2, a Itália soma mais de 74 mil casos e 7.500 mortes, o que equivale a uma taxa de letalidade de 10%. A China, onde o patógeno começou a circular, no fim do ano passado, registra pouco mais de 81 mil positivos e 3.285 mortes, um percentual de 4%. A Alemanha, com 34 mil contaminados e 181 óbitos, tem letalidade de 0,5%.

Por que as taxas são assim diferentes entre esses três países? E por que a Itália tem tantas mortes em números absolutos?

Nos últimos dias, médicos e estudiosos de outras áreas têm procurado explicar essas discrepâncias entre os países mais afetados pelo coronavírus, especialmente a situação da Itália, o primeiro europeu a identificar casos de contaminação interna, em 21 de fevereiro.

O principal argumento para a taxa de letalidade italiana estar tão acima dos demais países está em uma provável subnotificação dos casos positivos. A hipótese é considerada inclusive pela agência de Proteção Civil, que centraliza nacionalmente as ações de combate à pandemia.

Nesta segunda-feira (23), o responsável pelo órgão, Angelo Borrelli, afirmou que para cada doente confirmado há outros dez não rastreados pelas autoridades sanitárias.

O virologista Fabrizio Pregliasco, professor da Universidade de Milão e diretor sanitário do Instituto Ortopedico Galeazzi, concorda.

"Está claro que os casos reais estão multiplicados por dez. A difusão real, sobretudo no norte da Itália, é muito superior aos casos notificados. Pelo menos, dez vezes. Isso acontece porque os testes hoje só estão sendo realizados em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19", disse nesta quarta (25) à reportagem.

Diante disso, os 74 mil contaminados dos dados oficiais seriam, na verdade, 740 mil, o que faria a taxa de letalidade cair para 1%.

O fato de a maioria dos infectados ser assintomática ou apresentar sintomas leves também foi alvo de estudos nos Reino Unido, onde pesquisadores concluíram que o novo coronavírus já pode ter contagiado até metade de população, e na China, onde até 80% das infecções são leves, segundo estimativas.

Mas, mesmo diante de uma taxa de letalidade menor, já são cerca de 7.500 mortos na Itália, que apresenta, por enquanto, os maiores números absolutos de vítimas fatais do mundo.

Para isso, a explicação está na forma como o vírus entrou no país. Especialistas afirmam que o patógeno circulou na Itália por várias semanas antes de ter sido detectado.

No começo do mês, o infectologista Massimo Galli, diretor no hospital referência em Milão para doenças infecciosas, o Luigi Sacco, havia dito à Folha que o coronavírus está pelo menos desde janeiro na Itália.

O virologista Pregliasco também está convencido disso. "Certamente chegou alguém na Itália durante a fase inicial da epidemia na China, quando a situação ainda não era evidente para todos, que infectou uma série de pessoas que apresentaram sintomas parecidos com os da gripe influenza", afirma. "O paciente que chamamos de 1 provavelmente era o paciente 200. Foi como a ponta de um iceberg."

Antes do primeiro caso de contaminação interna ser confirmado, em Codogno, perto de Milão, o protocolo seguido pela Itália, recomendado à época pela OMS (Organização Mundial da Saúde), era só submeter a testes pacientes que apresentavam sintomas e tinham estado na China ou tido contato próximo com um viajante.

Outra razão para a rápida difusão do vírus no norte da Itália, especialmente na região da Lombardia, é que esse primeiro caso, o do paciente 1, foi descoberto dentro de um hospital, depois de horas de internação e contatos com familiares, outros pacientes e operadores de saúde.

"O fato de os primeiros casos sérios terem ido parar nos hospitais, sem terem sido tratados como um problema infeccioso grave, deu um empurrão", diz Pregliasco, que rejeita a tese de que o vírus tem sido mais letal na Itália (e, internamente, na Lombardia) porque tenha sofrido mutação.

"Tivemos menos sorte que os outros países da Europa, mas o vírus chegou também neles, com oito a dez dias de atraso."

Essa diferença de dias se tornou uma vantagem para os vizinhos, que puderam iniciar antes as medidas rigorosas de restrição à circulação de pessoas, adotadas na Itália quando o vírus já estava fora de controle. A quarentena total só foi determinada pelo governo italiano 17 dias depois que o primeiro caso de contaminação interna foi confirmado.

A Alemanha, com taxa de letalidade baixíssima, tem sido ágil em fazer testes na população e identificar casos positivos assintomáticos, o que ajuda a impedir a circulação descontrolada do vírus. No entanto, nesta quarta-feira, o próprio governo demonstrou cautela. "Estamos apenas no início da luta contra a epidemia na Alemanha", disse Lothar Wieler, do Instituto Robert Koch, autoridade sanitária que comanda a crise no país.

Além do modo como o vírus chegou na Itália e do "empurrão" dado pela disseminação dentro de hospitais, contribuiu para o alto número de mortes a grande faixa da população idosa, a segunda maior do mundo, atrás do Japão.

Os italianos acima de 65 anos representam 23% da população de 60 milhões –na China, esse percentual é de 12%. Esse é justamente o maior grupo de risco do coronavírus. Quase 85% das vítimas fatais na Itália têm acima de 70 anos.

Um estudo divulgado há alguns dias pelo Centro de Ciência Demográfica da Universidade de Oxford, no Reino Unido, defende que uma outra particularidade italiana contribuiu para aumentar o número de casos e mortes.

"A Itália é um país caracterizado por extensos contatos intergeracionais, baseados em um alto grau de proximidade residencial entre filhos adultos e seus pais", escreveu a professora Jennifer Dowd, coautora com outros sete pesquisadores. "Mesmo quando as gerações não moram juntas, contatos diários entre elas são frequentes. Muitos italianos preferem viver perto da família estendida e se deslocar diariamente para o trabalho."

O estudo conclui: "Essas interações intergeracionais, coabitação e padrões de deslocamento podem ter acelerado o surto de coronavírus na Itália, por meio de redes de contato social que aumentaram a proximidade dos idosos com os casos iniciais".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias