plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
POLÊMICA RELIGIOSA

População protesta contra construção de Cristo Redentor igual ao do Rio de Janeiro

O plano de construir uma estátua de Jesus Cristo , um pouco menor que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, na vila de Harobele, no sul da Índia, está causando conflitos no país. Manifestantes hindus ligados ao Partido Bharatiya Janata (BJP), do primeiro m

Imagem ilustrativa da notícia População protesta contra construção de Cristo Redentor igual ao do Rio de Janeiro camera Reprodução

O plano de construir uma estátua de Jesus Cristo , um pouco menor que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, na vila de Harobele, no sul da Índia, está causando conflitos no país. Manifestantes hindus ligados ao Partido Bharatiya Janata (BJP), do primeiro ministro Narendra Modi, foram às ruas nesta segunda-feira para protestar contra a construção, e mil policiais foram acionados para conter a multidão. As manifestações estão sendo coordenadas por uma organização filiada ao BJP, a Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS).

"Não queremos a estátua, porque ela contraria o espírito de harmonia comum e estimula conversões religiosas, algo que os missionários cristãos fazem cada vez mais", afirmou o chefe do RSS, Prabhakar Bhat, em entrevista à imprensa indiana.

Os protestos reforçam as críticas direcionadas a Narendra Modi, apontado como intolerante e frequentemente acusado de ter um projeto para transformar a Índia em um Estado hindu. Desde que ele chegou à presidência, em 2014, os conflitos têm se intensificado no país, com o aumento de crimes contra minorias religiosas.

O projeto

A gestão Modi acusa o governo anterior, liderado pelo Partido do Congresso, de ter autorizado a construção da estátua de maneira ilegal. O projeto prevê um Jesus Cristo de 34,7 metros de altura, pouco mais de três metros a menos que o do Rio de Janeiro, que tem 38. Iniciada no mês passado, a obra foi interrompida depois das primeiras manifestações contrárias. O local da construção, no entanto, é de maioria cristã.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias