plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GÊNIO

Criança nigeriana descobre fórmula matemática inédita

Uma criança de apenas 12 anos descobriu uma nova fórmula matemática que facilita o estudo da divisão baseado no número sete. A descoberta do nigeriano Chika Ofili, permite mostrar rapidamente se um número inteiro é divisível por sete. Para isso, basta

Imagem ilustrativa da notícia Criança nigeriana descobre fórmula matemática inédita camera Reprodução

Uma criança de apenas 12 anos descobriu uma nova fórmula matemática que facilita o estudo da divisão baseado no número sete. A descoberta do nigeriano Chika Ofili, permite mostrar rapidamente se um número inteiro é divisível por sete. Para isso, basta pegar o último dígito de qualquer número, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante, assim terá um novo número obtido. Se esse novo número é divisível por 7, o número original é divisível por 7.

Como exemplo, para verificar o número 532 é necessário, 53 + 2 x 5 = 63, sendo 63 múltiplo de 7, portanto, 7 também podem dividi-lo. A professora Miss Mary Ellis, também chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, escola de Londres, em que Chika estuda, disse em um artigo no jornal educacional que o aluno descobriu a fórmula após um trabalho passado para as férias.

Para chega à conclusão, Chika estudou o livro First steps for problem solvers, em tradução livre, Primeiros passos para resolvedores de problemas, publicado pela United Kingdom Mathematics Trust (UKMT). O livro possui testes de divisibilidade usados para solucionar rapidamente números divisíveis por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9, mas o algarismo 7 não havia teste simples, assim Chika desenvolveu sua ideia.

O nigeriano apresentou a fórmula para o corpo docente da escola. Depois que um matemático neutro analisou e aprovou a teoria, que ganhou uma prova algébrica. Foi descoberto pelo matemático que o teste também funciona se multiplicar o último dígito por 12, 19, 26, 33 e depois adicionar à parte restante do número.

Prêmios

Graças à descoberta, Chika Ofili ganhou o prêmio TruLittle Hero Awards, na cerimônia organizada pela Cause4Children Limited, que tem o objetivo de reconhecer, comemorar e recompensar realizações notáveis de crianças e jovens notáveis com menos de 17 anos no Reino Unido.

Além do prêmio, muitos portais de notícias nigerianos e africanos estão parabenizando Chika.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias