plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RECLAMAÇÕES

População sofre com transporte coletivo em Marabá

A atual situação do transporte coletivo de Marabá é um dos principais alvos de reclamações de quem mora na cidade.De dia ou a noite, não importa: quem depende de ônibus para se deslocar para o trabalho, ou mesmo para cumprir compromissos precisa ter m

Imagem ilustrativa da notícia População sofre com transporte coletivo em
Marabá camera Reprodução

A atual situação do transporte coletivo de Marabá é um dos principais alvos de reclamações de quem mora na cidade.

De dia ou a noite, não importa: quem depende de ônibus para se deslocar para o trabalho, ou mesmo para cumprir compromissos precisa ter muita paciência para enfrentar a longa espera nas paradas.

É só conversar por alguns minutos com os usuários para ouvir deles que o transporte do município é uma verdadeira falta de respeito com a população.

“A gente passa mais de uma hora aqui para o ônibus poder passar. Têm dias que dá 12h e nenhum ônibus passou aqui no São Félix”, reclama o pedreiro José Renato Pereira.

Quem também está insatisfeito com a situação é o aposentado Antônio Ribeiro, que conta que o ônibus coletivo é um problema. “Se a gente tiver um trabalho para fazer, se for esperar pelos ônibus coletivo, você perde o seu trabalho”.

Além do número reduzido de veículos, Domingos Silva, morador do Bairro Laranjeiras, reclama que tem crédito no VT Card e não pode usar.

“Quando trocou a empresa eu tinha crédito no cartão. Mas, ninguém falou mais nada sobre isso. Eu ganho apenas um salário mínimo e estou gastando R$ 300 para ir e voltar do trabalho”.

Domingos Silva contou ainda que trabalha no Bairro São Félix e diariamente enfrenta dificuldade.

“O patrão não quer saber se tu vai chegar atrasado ou não. Ele não quer saber se tem ônibus ou não. Se eu ficar desemprego, a prefeitura não vai dá comida para os meus três filhos”, desabafa.

FROTA

Além da demora, quem precisa do transporte coletivo encontra lixo por toda parte nas paradas de ônibus. Os veículos são antigos e estão rodando de forma reduzida devido à pandemia.

Segundo o secretário municipal de Segurança Institucional (SMSI), Jair Guimarães, que também é presidente do Conselho Municipal de Trânsito da cidade, apenas 12 ônibus estavam circulando em Marabá durante o ponto mais crítico da pandemia. Atualmente mais de 20 está em operação, o que ainda é considerado pouco.

“Ficamos quase 15 dias praticamente de lockdown em Marabá, não tinha passageiro, as escolas deixaram de funcionar, tudo fechou e o passageiro sumiu também. Agora já reabriu o comércio no geral, shopping, academias, vamos pressionar para que os ônibus voltem ao normal. A demanda vai surgindo e a gente vai colocando ônibus”, contou Jair Guimarães.

Sobre o VT Card, Jair explicou que por questões econômicas, ficou inviável cobrir a proposta ofertada pelas empresas anteriores para compra do VT Card. Por enquanto, apenas o cartão estudantil está sendo aceito para cobrança de meia passagem. Já os demais usuários que tiverem créditos no VT Card, só poderão ser ressarcidos por meio judicial.

“As pessoas, empresas que foram prejudicadas terão de entrar com processo judicial e acionar as empresas TCA e Nasson, uma vez que venderam as passagens sabendo que iriam operar até o dia 15 de fevereiro”, explica Jair.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias