plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COVID-19

Profissionais da saúde de Marabá terão atendimento psicológico

Um dos principais desafios dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19 é o impacto na sua saúde mental. Seja pelo intenso trabalho, os riscos de contaminação durante um atendimento ou mesmo a contaminação da família ao

Imagem ilustrativa da notícia Profissionais da saúde de Marabá terão atendimento psicológico camera reprodução

Um dos principais desafios dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19 é o impacto na sua saúde mental. Seja pelo intenso trabalho, os riscos de contaminação durante um atendimento ou mesmo a contaminação da família ao retornar para casa, além de ansiedade, estresse e sofrimento psíquico que podem surgir durante o período.

Preocupados com a saúde mental desses trabalhadores, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, criaram o projeto “Circula Palavra” que vai conectar os profissionais de saúde com psicólogos voluntários e alunos do curso de Psicologia, sob supervisão clínica, que também vão integrar esta rede de acolhimento.

O serviço de escuta psicológica poderá ser acessado por profissionais de saúde e de outras áreas como limpeza, vigilância e logística que atuam em hospitais, clínicas e postos de saúde. Os atendimentos serão realizados de forma on-line, utilizando os diversos meios digitais como WhatsApp, skype, ligação telefônica, entre outras formas de mediação virtual.

São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, mas também cozinheiros, vigilantes e terceirizados que estão lidando indiretamente com a crise epidemiológica, dentro das instituições de saúde.

Atualmente, são 1.800 profissionais atuando na rede de saúde municipal, muitos deles nunca vivenciaram um momento de grave crise epidemiológica, e que podem vir a sofrer com os impactos dessa pandemia.

A professora Katerine Sonoda, da coordenação do projeto, informou que o “Circula Palavra” é um projeto pensado especificamente para atendimento psicológico pontual de servidores, trabalhadores e colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. “É um projeto para aqueles profissionais que não podem ficar em casa, que estão lidando diariamente com essas pressões desses atendimentos na cidade de Marabá”, explicou.

Ela ressaltou que esse atendimento seja um auxílio emergencial, diante da pandemia que a gente vive e seja uma forma da pessoa consegui se organizar melhor, organizar melhor o seu tempo, entender as angustias que estão acontecendo durante esse período.

Os interessados no atendimento deverão enviar um email para [email protected] solicitando o atendimento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias