plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DEMANDAS

Indígenas cobram presença de professores e educadores em reservas de Marabá

A 4ª Unidade Regional de Educação (URE) em Marabá foi invadida na manhã desta quarta-feira (14) por indígenas de cerca de 15 aldeias da região de Marabá e Bom Jesus do Tocantins, no sudeste paraense. As lideranças indígenas reivindicam a presença de profe

Imagem ilustrativa da notícia Indígenas cobram presença de professores e educadores em reservas de Marabá camera As lideranças indígenas invadiram a 4ª Unidade Regional de Educação como parte da reivindicação | James Oliveira

A 4ª Unidade Regional de Educação (URE) em Marabá foi invadida na manhã desta quarta-feira (14) por indígenas de cerca de 15 aldeias da região de Marabá e Bom Jesus do Tocantins, no sudeste paraense. As lideranças indígenas reivindicam a presença de professores e educadores para as escolas.

“Estamos muito chateados, sabemos que o colégio do branco aqui próximo mesmo já está funcionando tudo bonitinho, tudo direitinho, nossos filhos estão perdendo aula. Queremos algo sério, a partir de hoje porque senão tomaremos uma decisão mais radical”, desabafou o cacique Airomjipokre da aldeia Gavião AkrotiKatejê.

Os indígenas denunciam que crianças e jovens das aldeias estão perdendo aula por falta de professores e educadores
📷 Os indígenas denunciam que crianças e jovens das aldeias estão perdendo aula por falta de professores e educadores |James Oliveira

O diretor da 4ª URE, Cristiano Gomes Lopes, esclarece que as lideranças indígenas sempre procuraram a coordenação em Marabá para atendimento e ressaltou que existe um processo seletivo em andamento para atender essas demandas. "Encaminhamos as solicitações dos indígenas para Belém, às vezes eles encaminham por conta deles para outros setores e assim como eles estamos aguardando alguns desfechos. Ainda temos alguns fatores como documentação, prazo estendido por conta do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público Federal entre a Seduc e as lideranças indígenas e isso atrasou um pouco essas contratações”, explicou.

O coordenador da 4ª URE informa também que a Seduc já autorizou a chamada de 30 novos educadores a nível de urgência. Além da contratação de professores também são chamados o pessoal de apoio.

Atualmente já são 11 escolas localizadas dentro das reservas indígenas e estudos estão sendo feitos para adequar a questão das contratações. De acordo com Cristiano Lopes, existem escolas com 40, 50, 100 e até 200 alunos. "O sistema que faz o cálculo de quantos servidores precisam para cada escola leva em consideração o número de matrículas, a dependência da escola".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias