plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EXCESSO FATAL

Hospital Regional de Marabá faz alerta sobre consumo exagerado do açúcar

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), lançou a primeira exposição temporária de educação nutricional no refeitório da Unidade. Nesta edição, o alerta é sobre a quantidade de açúcar ingerida em alimentos como refrigerantes,

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Regional de Marabá faz alerta sobre consumo exagerado do açúcar camera Reprodução

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), lançou a primeira exposição temporária de educação nutricional no refeitório da Unidade. Nesta edição, o alerta é sobre a quantidade de açúcar ingerida em alimentos como refrigerantes, ketchups, iogurte, bebidas energéticas e biscoitos, que concentram em uma porção pequena quase o volume diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50g por dia.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, Nathália Silva, comenta que, muitas vezes, a população ingere açúcar sem perceber. "Há vários alimentos que têm açúcar na sua composição, mas as pessoas desconhecem a informação. Com isso, até diabéticos acabam consumindo esses produtos", explica. É o caso de muitos pacientes diabéticos de difícil controle atendidos no Hospital Regional de Marabá. "Doenças como diabetes podem tornar a recuperação do paciente mais lenta e, consequentemente, o custo do atendimento é maior", complementa a nutricionista.

Além de ser o tema da exposição, o efeito negativo do consumo excessivo de açúcar também foi abordado em um bate-papo com acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Comissão de Aleitamento Materno neste mês.

Foi em encontros como esse que a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Michele Trindade, decidiu excluir o refrigerante da alimentação. "Há três meses não tomo refrigerante, desde que soube da quantidade de açúcar que ele tem. Por isso acho muita válido fazer ações como essas. Por mais que seja saboroso o alimento, com o tempo, esse açúcar vai se acumulando e é prejudicial à saúde. Não é à toa que o índice de obesidade, diabetes e hipertensão é altíssimo no País", argumentou a colaboradora.

Sobre a Unidade Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional de Marabá tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias