Diário Online

Notícias / Gastronomia

ECONOMIA

Gastando muito com leite condensado? Aprenda a receita caseira do doce!

Aprenda a fazer o leite condensado caseiro livre de corantes e conservantes

terça-feira, 26/01/2021, 15:35 - Atualizado em 26/01/2021, 15:35 - Autor: Tomas Tavares


Imagem ilustrativa da notícia: Gastando muito com leite condensado? Aprenda a receita caseira do doce!
|

Você sabe o que é o Leite Condensado? Bom o leite condensado nada mais é que o leite com açúcar reduzido e batido para que fique cremoso, e a verdade é que você pode fazer essa maravilha de forma simples e com só 2 ingredientes. 

O mais bacana é que você fazendo em casa sabe exatamente o que está comendo e o que tem dentro do leite condensado, sem conservantes artificiais ou corantes. E ainda nesse post, te mostramos como fazer um pudim usando esse leite condensado e que nem precisa de liquidificador.

Como fazer Leite Condensado Caseiro

Autor: Gisele Souza

Tipo da Receita: Sobremesa

Nivel: Fácil

Rendimento: 500g

 


Ingredientes

• 1 Litro de Leite Integral

• 300g de Açúcar Cristal ou Refinado

Instruções

1. Em uma panela alta coloque o Leite, Açúcar e misture bem e deixe cozinhar em fogo médio, no começo você não precisa misturar sempre, mistura a cada 3 minutos para não queimar. Quando começar a ferver ai sim você precisa misturar continuamente vamos cozinhar o leite para reduzir por + ou – 40 minutos, ele vai ferver por isso é importante uma panela alta, quando ferver se quiser diminua o fogo.

2. Você vai saber que esta pronto quando ele reduzir pela metade e fazer o teste com o pires, você vai pegar o pires do freezer e jogar um pouco do leite reduzido e espera 15 segundos, quando virar o pires ele deve escorrer bem lentamente se escorrer rápido precisa cozinhar mais mais um pouquinho.

3. Enquanto esta no fogo vai parecer que não ta pronto, porque fica liquido, mas é assim mesmo, pois ele endurece quando frio.

4. Assim que chegar no ponto agora você deve colocar em um liquidificador ou batedeira e bater até esfriar completamente. Se fizer na batedeira vai ter um leite condensado mais encorpado se usar o liquidificador por ser necessário para um pouco para ele descansar.

5. Ai é só por em um pote de vidro bem limpo e levar para gelar.

Observações

LEITE: Use o leite mais livre de qualquer tipo de conservantes, e ingredientes químicos, assim vai ter um leite condensado com muito mais qualidade.

INTEGRAL: Sim! Precisa ser integral, pois ele tem mais gordura e se usar outro tipo vai mudar o resultado.

AÇÚCAR: Eu prefiro o açúcar cristal orgânico, por ser mais natural, mas pode usar qualquer tipo de açúcar.

CONSERVAÇÃO: Mantenha em um pote bem fechado e limpo na geladeira e consuma no máximo em 30 dias.


Como Fazer Pudim de Padaria

 

Autor: Gisele Souza

Tipo da Receita: Sobremesa

Nivel: Fácil

Rendimento: 1 Pudim de 20cm

 

 

Ingredientes

• Para Calda:

• 1 xícara (chá) de Açúcar

• ou Glucose de Milho (Karo)

• Para o Pudim:

• 1 Lata de Leite Condensado

• 300ml de Leite

• 3 ovos

• 1 colher (chá) de Essência de baunilha

• Forma: 20cm com furo central

Instruções

1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, quando começar a derreter misture de tempos em tempos para que a calda fique liquida e não queime.

2. Derrame a calda na forma de pudim de 20cm de modo que cubra todo o fundo e também o cone central.

3. Em uma tigela misture o leite condensado, leite, ovos e a baunilha até que fique bem homogêneo.

4. Derrame na forma de pudim e cubra com papel alumínio.

5. Coloque a forma de pudim dentro de uma forma um pouco maior forrada com papel toalha.

6. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 / 60 minutos e preencha a forma de baixo com água quente até metade da forma de pudim.

7. Para saber que esta pronto basta tocar a superfície para ver se esta firme ou fazer o teste do palito que deve sair limpo.

8. Leve para gelar no minimo por 2 horas ou até que fique completamente frio.

9. Para remover da forma leve para a boca do fogão para derreter o caramelo, passe uma faquinha em volta de toda forma e quando sentir que esta bem solto vire em um prato.

Observações

CALDA: A Calda de açúcar endurece rápido, então caso isso aconteça e vc não consiga espalhar no fundo e no cone da forma, leve a forma com o caramelo para a boca do fogão em fogo baixo, para aquecer e espalhar mais fácil. Se quiser pode fazer o caramelo direto na forma, mas cuidado para não se queimar.

KARO: Se você achar melhor pode espalhar a Glucose de Milho (Karo) por toda sua forma, não precisa levar ao fogo só passar como se fosse um mel.

FORMA: O seu pudim deve preencher a forma deixando apenas 1cm faltando para a borda, ou vai ficar muito baixo, então se sua forma for maior vai precisar dobrar ou triplicar a receita.

BANHO MARIA: Você pode assar sem banho maria, mas seu pudim pode ficar granulado, o banho maria ajuda a deixar ele mais cremoso. Se achar melhor leve a forma para o forno e coloque lá a água quente, para evitar queimaduras.

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS