plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELAS

Papanicolau: o que é, para que serve e como é feito?

A colpocitologia oncótica, mais conhecido como papanicolau ou “preventivo” é um exame rotineiro para a maioria das mulheres, no entanto, muitas não sabem sua função e confundem as indicações do exame. Mulher faz vídeo em hospital dizendo que tem 'muita

A colpocitologia oncótica, mais conhecido como papanicolau ou “preventivo” é um exame rotineiro para a maioria das mulheres, no entanto, muitas não sabem sua função e confundem as indicações do exame.

Segundo a médica e mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Helena Proni, o papanicolau tem como objetivo prevenir o câncer de colo do útero, rastreando precocemente as lesões causadas pelo HPV, que podem evoluir para o câncer, se não tratadas.

O principal item observado, de acordo com a especialista, é a avaliação das células colhidas, observando se há atipias ou sinais de malignidade. O exame também traz informações sobre a flora vaginal, condição hormonal e presença de inflamação.

Segundo o Ministério da Saúde, o papanicolau deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram a vida sexual, com intervalo de três anos entre as coletas.

(Com informações da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias