plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CUIDADOS NA GESTAÇÃO

'Coçar' a barriga na gravidez pode causar estrias? Veja como evitá-las!

Quem nunca ouviu falar que coçar a barriga causa estrias na gravidez? Muitas mulheres, com medo de desenvolver as terríveis marquinhas, ficam com muito medo de dar aquela coçadinha. Mas, será que isso é mesmo verdade? Estrias na gravidez: a culpa é da coc

Imagem ilustrativa da notícia 'Coçar' a barriga na gravidez pode causar estrias? Veja como evitá-las! camera Veja como evitar esse mal | Reprodução
  • Quem nunca ouviu falar que coçar a barriga causa estrias na gravidez? Muitas mulheres, com medo de desenvolver as terríveis marquinhas, ficam com muito medo de dar aquela coçadinha. Mas, será que isso é mesmo verdade?

Estrias na gravidez: a culpa é da coceira?

Segundo os especialistas, coçar a barriguinha não causa estrias e sim o contrário. É a estria que provoca coceira antes de aparecer. Por isso, as pessoas acreditam que o ato de coçar que causou a cicatriz.

Conforme a pele estica, com o crescimento da barriga, a derme (camada mais profunda da pele) pode se romper. E quando isso acontece, ela pode causar uma sensação de coceira antes da estria aparecer.

'Coçar' a barriga na gravidez pode causar estrias? Veja como evitá-las!
📷 |Reprodução

Quanto mais a gestante engorda durante a gravidez, maior é a probabilidade de ter estrias, especialmente nos seios e na barriga, que são as áreas que mais crescem. Elas podem surgir também nas coxas, no quadril e nas nádegas, sendo inicialmente vermelhas e depois cinzas ou brancas.

A coceira é normal?

Sim, mais elas podem ser evitadas. O motivo mais comum é a pele seca. Para os médicos, algumas gestantes também possuem tendência hereditária ou desenvolvem pequenas bolinhas de coceira por motivos hormonais. Pesquisas já mostraram que, aproximadamente, 90% das mulheres vão ter este problema durante a gravidez.

Elas também podem estar associadas ao estilo de vida da gestante, pois mulheres que não hidratam a pele ou que não cuidam da alimentação tem maior chance de desenvolver o quadro.

O que fazer?

A hidratação é a palavra-chave! Existem hidratantes recomendados para gestantes ou, ainda, óleos como o de uva e amêndoa.

Se for uma alergia, o médico pode receitar um comprimido com anti-histamínico ou uma pomada com corticoides leves. O profissional também vai investigar a intensidade da coceira, o horário em que ela ocorre e o aspecto da irritação. Evite utilizar pomadas ou qualquer outro medicamento sem conversar com seu médico.

Como evitar as estrias?

Cada mamãe encara as cicatrizes de uma forma diferente, mas boa parte delas gostaria de diminuir a possibilidade de incidência delas. Confira algumas dicas:

Hidrate-se: lembre de sempre beber bastante água e sucos naturais. Além de promover a hidratação, são eficazes para acabar com inchaços e retenção de líquido;

Alimentação equilibrada: legumes, frutas e verduras ajudam o organismo a funcionar melhor e com que o bebê receba todas as vitaminas e minerais que precisa;

Hidratação da pele: Use um creme hidratante ou óleo corporal diariamente: eles tornam a pele menos seca e rígida;

'Coçar' a barriga na gravidez pode causar estrias? Veja como evitá-las!
📷 |Reprodução

Alimentos com vitamina C: ela é ótima para a pele e auxilia a evitar as cicatrizes. Entre os alimentos com esta vitamina estão muitas frutas como laranja, morango e limão, além de verduras como a couve e o brócolis.

'Coçar' a barriga na gravidez pode causar estrias? Veja como evitá-las!
📷 |Reprodução

Embora sejam bastante comuns durante a gravidez, muita coceira pode ser sinal de outros problemas. Fique atenta e, em caso de dúvidas, não hesite em procurar um profissional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias