plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALEGRIA

Carnaval: corpo livre e moda plus

O Brasil é conhecido como o país do Carnaval, festa que é sinônimo de alegria, diversão, sensualidade e muito brilho. Época de ousar no vestuário, nas pinturas corporais e, claro, colocar a criatividade em prática nas fantasias. Fevereiro é o mês da liber

Imagem ilustrativa da notícia Carnaval: corpo livre e moda plus camera Bloco Mana Gorda | Yan Lima

O Brasil é conhecido como o país do Carnaval, festa que é sinônimo de alegria, diversão, sensualidade e muito brilho. Época de ousar no vestuário, nas pinturas corporais e, claro, colocar a criatividade em prática nas fantasias. Fevereiro é o mês da liberdade.

Os conteúdos sobre o festejo não param de crescer nas redes sociais. A todo momento aparecem artistas convidadas a serem Rainhas da Bateria, Musas do Carnaval ou qualquer outro título ligado ao Carnaval. Mas você já parou para pensar em quem são essas mulheres? Elas representam de fato as brasileiras? Você consegue imaginar uma mulher gorda assumindo alguma dessas posições? É nesse último ponto que vamos tocar.

Uliana Mota é jornalista e criadora da marca Elvira Moda Plus, que confecciona peças exclusivamente para corpos gordos, que fujam dos padrões de beleza enraizados na sociedade. Neste Carnaval, uma coleção específica para o Carnaval foi criada por ela.

Evolução da moda Plus Size

Raras exceções de peças acima do número 44 eram encontradas em lojas de departamento. Voltadas para o carnaval então, nem se fala. A moda Plus surgiu como uma forma de vestir mulheres gordas, sem preocupação inicial com a estética do vestuário, mas cheia de preconceitos de que essas pessoas deveriam esconder seus corpos, se envergonhar do “excesso”.

Com a possibilidade de debater sobre a gordofobia na internet e alcançar milhares de pessoas que se identificavam com esse tipo de opressão, o vestuário busca se modificar e enxergar a necessidade não só do vestir, mas de imprimir personalidade, atitude, sensualidade, entre outras características, nas peças Plus.

“Por mais que esteja ocorrendo toda essa questão dessa transição, dessa evolução com relação ao vestuário Plus Size, para pessoas gordas, a gente tem percebido também a nossa sociedade tem estado mais aberta para a quebra de padrões, porém a luta ainda continua. A gente ainda precisa fazer com que as pessoas vejam que não existe mais um padrão, que o padrão de beleza é a gente ser aquilo que a gente é. Sermos felizes e estarmos bem com os nossos corpos”, conclui Uliana.

É nesse clima de novas perspectiva sob a moda Plus que Uliana criou a coleção de Carnaval e foi convidada pelo Dol para mostrar 4 looks que você pode montar e arrasar nos bloquinhos. Confere só:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias