plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DICAS DE SAÚDE

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 

Quando se fala sobre manutenção de uma vida saudável temas como atividades físicas, alimentação saudável, entre outros assuntos, são muito comuns. Mas e o cérebro? Você sabe como manter a saúde em dia desse órgão vital? Este poderoso órgão possui uma capa

Imagem ilustrativa da notícia Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação  camera Reprodução

Quando se fala sobre manutenção de uma vida saudável temas como atividades físicas, alimentação saudável, entre outros assuntos, são muito comuns. Mas e o cérebro? Você sabe como manter a saúde em dia desse órgão vital?

Este poderoso órgão possui uma capacidade de armazenamento e aprendizado incrível. O cérebro precisa de energia para funcionar e consome 20% da energia de todo nosso corpo. Podemos, inclusive, gastar 30 calorias por hora somente pensando! Mas para que ele funcione no máximo de sua potencialidade, é preciso receber alguns cuidados.

Além de exercitar o órgão, praticar atividades físicas, ter boas noites de sono e interações sociais de qualidade, a alimentação também contribui para o seu bom funcionamento e pode até ajudar a estimular determinadas habilidades.

“Algumas substâncias que estão presentes nos alimentos, como Ômega3 e licopeno, favorecem a cognição. E são muito importantes para o aprendizado. Essas substâncias estão presentes nas frutas, verduras, legumes, peixe, ovos, azeite de oliva”, conta a nutricionista clínica Silvia Calil.

Quer manter o seu cérebro saudável? Confira uma lista com alguns alimentos que devem fazer parte do seu cardápio:

Oleaginosas

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 
📷 |

A castanha-do-Pará, as nozes e a avelã são ricas em selênio. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores. Em estudo recente realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo constatou-se que o consumo de duas castanhas do Pará auxilia como potencializador do desempenho das habilidades mentais.

Carnes vermelhas e folhas verdes:

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 
📷 |

As carnes vermelhas, especialmente o fígado, e folhas verdes, como couve e brócolis, são ricas em ferro. A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio e garantir um bom funcionamento cerebral. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho.

Cogumelos

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 
📷 |

Segundo estudo conduzido em Cingapura, a ingestão de cogumelos ao menos duas vezes por semana ajuda a prevenir problemas de memória. Isso tudo devido à presença de um antioxidante que protege o funcionamento cerebral. Cogumelos possuem o aminoácido ergotioneína, antioxidante que não conseguimos produzir por conta própria. Também são ricos em vitamina D, selênio e espermidina, nutrientes que protegem os neurônios.

Peixes

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 
📷 |

O salmão e a sardinha são ricos em ômega 3. Esta gordura poli-insaturada age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro.

Café

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 
📷 |

A cafeína, quando consumida em doses baixas a moderadas, tem ação estimulante que melhora a concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado. Assim, inclua em sua dieta alimentos que possuem boas quantidades de cafeína em sua composição, como o café, o chá verde e o chocolate amargo.

Ovo

Quer turbinar o seu cérebro? Confira as dicas de alimentação 
📷 |

O ovo contribui para a melhora da concentração porque é uma das principais fontes de colina da dieta. A colina é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia a concentração e a memória.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias