plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PLANEJAMENTO

Especialista em desenvolvimento humano dá dicas simples de como conseguir tempo, dinheiro e felicidade em 2020

Pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros não conseguem cumprir com as metas que eles mesmos estabelecem para si no início do ano. Segundo a especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama, isso pode ocorrer por falta de clareza do que se qu

Imagem ilustrativa da notícia Especialista
em desenvolvimento humano dá dicas simples de como conseguir tempo, dinheiro e
felicidade em 2020 camera Reprodução

Pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros não conseguem cumprir com as metas que eles mesmos estabelecem para si no início do ano. Segundo a especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama, isso pode ocorrer por falta de clareza do que se quer alcançar, de planejamento de etapas e meios, ou mesmo por falta de foco. “O que você está fazendo para alcançar [suas metas]? Essa é uma pergunta essencial”, diz ela, que é especialista em planejamento de carreira e educação financeira e fundadora da Academia de Coaching Integrativo. E é assim mesmo quando se refere às três coisas que as pessoas, em geral, mais desejam ter: tempo, dinheiro e felicidade.

TEMPO

Como ter mais tempo?

Essa é a variável mais crítica e mais escassa. Diferente do dinheiro, que pode crescer se você muda de trabalho, investe ou mesmo pode vir de alguma herança ou prêmio, tempo não se multiplica. “Você tem as 24 horas do dia e acabou. Se não planejar, vai ter sempre essa frustração. Então, se são 24 horas, eu sempre oriento as pessoas a começar dividindo em três: oito horas de descanso, oito de trabalho (geração de renda) e oito dedicadas aos cuidados pessoais e das pessoas queridas, do seu patrimônio, como a sua casa”.

E, “se o tempo é escasso e quer ir a Roma, tem que colocar dentro dele coisas que te levem a Roma”, afirma. Quer fundar uma startup, mudar de carreira, viajar, passar mais tempo com os filhos? Então tem que colocar no planejamento - seja ele diário, semanal, mensal ou mesmo de longo prazo, em anos -, ações que levem para lá. “É preciso pensar ‘para que estou fazendo isso?’. Às vezes se perde muito tempo com coisas que não levam a lugar nenhum, e depois fica-se exatamente com essa sensação, a de que se perdeu tempo”.

Especialista
em desenvolvimento humano dá dicas simples de como conseguir tempo, dinheiro e
felicidade em 2020
📷 |Divulgação

Tomando as rédeas do seu destino

"Se o tempo é escasso e quer ir a Roma, tem que colocar dentro dele coisas que te levem a Roma”

DINHEIRO

Como ficar livre dos boletos?

Em São Paulo, uma enquete sobre o que as pessoas queriam para 2020, pela primeira vez em anos, trouxe, em primeiro lugar, não as questões familiares ou amorosas, mas financeiras. “Ou as pessoas estão com mais consciência financeira ou estão pondo a sua responsabilidade em simpatia. Porque a verdade é que o Brasil está mais ou menos 30 anos atrasado quando se fala de educação financeira”, aponta Rebeca.

E talvez a própria crise e cortes nas políticas públicas possam ser uma abertura para essa mudança. “As pessoas estão entendendo que não dá para esperar pela Previdência, pelo emprego vitalício, e a expectativa de vida só está aumentando. Percebem que precisam juntar mais para ter uma velhice com qualidade. Elas precisam tomar nas mãos a sua saúde financeira”. Mais uma vez, ela ensina: planejar caminhos de curto e, principalmente, a longo prazo; não traçar metas fora da sua realidade; e reavaliar com frequência o que está dando certo e o que não está.

FELICIDADE

Como ser mais feliz?

As três coisas que as pessoas mais querem estão ligadas a planejamento. Mas a felicidade está especialmente ligada à expectativa. “Todo mundo precisa de uma expectativa para sair da cama. Se já tem tudo o que desejou, você passa a régua e segue em busca de um novo objetivo. Mas tem gente que põe a expectativa muito no alto. Se o passo for maior que minha perna, planejo pequenos passos e comemoro cada um deles, ou vou viver em estado de angústia. Uma frase recorrente dos meus clientes é: ‘nossa, nunca pensei que podia planejar felicidade’. Mas a gente planeja, basta organizar o tempo e o dinheiro para alcançar o que se sonha”.

Por isso é importante abordar os três aspectos juntos, como um tripé, diz Rebeca. Se não se planeja, você vive sem dinheiro e tem que trabalhar ainda por mais tempo - muitas vezes, trabalhar com algo que nem gosta. Uma consequência pode ser não ter tempo para as coisas que te fazem bem, “a vida despenca, você se sente infeliz e não sabe por quê”, diz Rebeca.

As metas que estão fora do propósito de vida de cada pessoa também contribuem para que esse planejamento não traga resultados.

VIRANDO O JOGO

Como alinhar o planejamento?

Rebeca Toyama recomenda cinco passos para reavaliar o seu planejamento e conseguir melhores resultados em 2020:

>> Faça uma boa retrospectiva do ano que passou, identificando erros e acertos paralelamente;

>> Tenha metas claras e de longo prazo, além de escolher objetivos e metas alinhadas com o seus valores e propósitos. Investir em um caminho sobre o qual não se tem referência é árduo e levará mais tempo para se colher frutos;

>> Não deixe de consultar periodicamente os objetivos propostos. Esteja sempre atento fazendo um acompanhamento diário ou mesmo mensal. Use um aplicativo, planilha ou lembrete para ajudar nesta tarefa:

>> Revisite suas expectativas, reduzindo seu grau de ansiedade. Tentar reorganizar suas propostas dividindo em tarefas semanais ou mensais com precisão: dedicar um número de horas a determinadas atividades, conseguir poupar um valor definido de recursos, com foco;

>> Celebre as metas atingidas. Isso ajuda a reduzir a cobrança e aumentar a autoestima em cada progresso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias