SAÚDE

Trombose: veja como prevenir a doença

quinta-feira, 05/09/2019, 16:55 - Atualizado em 05/09/2019, 16:55 - Autor: Com informações Abril


A doença atinge pessoas de qualquer idade
A doença atinge pessoas de qualquer idade | (Reprodução)

A trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas. Os principais sintomas são dores e inchaço na pernas, queimação e mudança na cor da pele. A doença atinge pessoas de qualquer idade, não somente os mais velhos. Aliás, pode não apresentar sintomas dependendo do vaso afetado.

Os médicos recomendam, a prática regular de exercícios físicos é indispensável. As chances de desenvolver a condição aumentam quando passamos muito tempo sentados. Pessoas que fazem viagens longas de carro ou avião também entram no grupo de risco.

A trombose é muito grave e pode provocar uma embolia. Isso acontece quando o coágulo se desprende das paredes das veias e se movimenta pela corrente sanguínea.

De acordo com os especialistas, movimentar o corpo é a principal saída para evitar a obstrução das veias e melhorar a circulação no corpo. Uma caminhada já é suficiente para deixar a preguiça de lado e colocar a panturrilha para se mexer. Aliás, a “batata da perna” é a responsável por bombear o sangue para o coração. E para os fumantes a ordem é abandonar o cigarro. Eles têm substâncias pró-coagulantes.

Prevenção

Confirmado o diagnóstico, o tratamento inclui o uso das meias de alta compressão e medicamentos anticoagulantes. Confira algumas dicas e hábitos saudáveis fundamentais para prevenir a doença:

1- Cuidado com o surgimento de varizes. Elas podem contribuir para a formação de coágulos. O fluxo sanguíneo fica mais lento dentro das veias dilatadas.

2- Quando estiver sentado estique as pernas. Mexa os dedos dos pés ou contraia a panturrilha.

3- Um exercício ótimo é ficar na ponta dos pés e repetir esse movimento várias vezes. Dá para fazer sentado no sofá.

4- Se estiver em casa, apoie as penas em um lugar que fique mais alto que a altura do quadril para o sangue fluir.

5- Procure manter o peso com uma dieta equilibrada e saudável. Hábitos alimentares inadequados favorecem o congestionamento nas veias.

6- Beba água. Sem hidratação o sangue encontra mais dificuldade para trafegar pelas veias e favorece a formação de trombos.

7- Mulheres devem ficar atentas ao uso de pílulas anticoncepcionais ou reposição hormonal. Os hormônios podem provocar um desequilíbrio no sistema de coagulação. Grávidas também merecem atenção. A circulação se torna lenta. Com isso, o sangue acumula nas pernas.

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS