plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALIMENTAÇÃO

Cuidado! Refrigerantes aumentam risco de câncer

Um estudo publicado nesta semana na revista científica BMJ traz um alerta importante: bebidas açucaradas podem aumentar risco de desenvolver câncer. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da França a partir de dados de mais de 100 mil pessoas acompanh

Imagem ilustrativa da notícia Cuidado! Refrigerantes aumentam risco de câncer camera Agência Brasil

Um estudo publicado nesta semana na revista científica BMJ traz um alerta importante: bebidas açucaradas podem aumentar risco de desenvolver câncer. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da França a partir de dados de mais de 100 mil pessoas acompanhadas por até nove anos, entre 2009 e 2018. No período surgiram 2.193 novos casos de câncer. Para cada 100 ml de aumento no consumo diário de bebidas açucaradas, a chance de desenvolver câncer sobe 18%. No câncer de mama, o mais comum entre mulheres, o risco aumenta em 22% para o mesmo consumo.

Os cientistas investigaram os cânceres de próstata, intestino e pulmão, mas não viram associação nesses casos, provavelmente devido ao período curto de acompanhamento. Os casos de câncer apareceram em média aos 58,5 anos de idade. Postos à prova em outros estudos, os adoçantes passaram incólumes desta vez: não houve associação da ingestão de bebidas adoçadas com eles e a incidência de câncer.

Uma possível explicação da ligação entre açúcar e câncer é a obesidade, mas, no caso, esse fator de confusão já foi descontado nas estatísticas do estudo. No entanto, os cientistas argumentam que é possível que o excesso no consumo de açúcar contribua para o aumento da chamada gordura visceral, mesmo sem alterar o peso corporal de maneira importante. Essa gordura está associada a uma saúde metabolicamente ruim.

Outra possibilidade é que o excesso de açúcar, ao chegar na corrente sanguínea, suscite uma reação inflamatória no organismo, o que pode aumentar as chances de um tumor nascer e se estabelecer no organismo. “Sabe-se que o açúcar é um ingrediente tóxico para as células do corpo, mas não é para demonizar nem acabar com os refrigerantes ou com os sucos de frutas. É preciso ter bom senso. Nada em exagero”, diz Mario Carra, da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).”

“Fazer atividade física e ter uma alimentação mais regular ajudam a você a não ganhar peso e gordura visceral. Consequentemente, o açúcar que você ingere vai ter menos importância no surgimento de tumores”, diz o médico. Algo digno de nota para os autores é o fato de até mesmo os sucos 100% fruta, e não somente os refrescos e os refrigerantes, entrarem na lista dos vilões para a saúde. “Esses dados corroboram a relevância das recomendações nutricionais existentes para limitar o consumo de bebidas açucaradas, incluindo os sucos 100% fruta, bem como outras ações, como impostos e restrições de marketing direcionados para essas bebidas”, concluem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias