plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESPEDIDA

Encerramento do Círio 2020 terá missas em vários horários na Basílica de Nazaré

Fiéis ainda podem visitar a imagem da padroeira dos paraenses na Praça Santuário

Imagem ilustrativa da notícia Encerramento do Círio 2020 terá missas em vários horários na Basílica de Nazaré camera A Imagem Original de Nossa Senhora vai retornar ao Glória na próxima segunda-feira, no Altar-Mor | Antônio Melo

A fé e devoção dos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré têm mantido o brilho e a grandiosidade da celebração da 228ª edição do Círio, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. E, nesta última semana que antecede o encerramento da festividade, os fiéis ainda têm a oportunidade de estar mais próximos à Santa, participando das missas. Além disso, a imagem peregrina continua na Praça do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), para receber visitação, permanecendo até o próximo dia 25.

Na Basílica Santuário são celebradas diariamente missas nos horários de 7h, 9h, 12h e 18h, sendo esta última a missa oficial da programação mariana. Do lado de fora da igreja, a imagem peregrina da Virgem pode ser visitada. É um momento para que os fiéis façam suas preces e agradecimentos.

Já o tradicional arraial nazareno segue até 26 deste mês, das 17h às 22h, no estacionamento do Centro Social de Nazaré, ao lado da Basílica, com estandes que comercializam produtos alimentícios, artesanato, peças de vestuário e artigos religiosos.

No domingo, 25, será celebrada na Basílica pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a Missa da Festa da Padroeira, a partir das 18h, que marcará o encerramento do Círio 2020. E na segunda-feira, 26, a partir das 6h30, a Imagem Original de Nossa Senhora retornará ao Glória, no Altar-Mor da Basílica Santuário. Em seguida, o arcebispo preside a Missa do Recírio. As duas celebrações, de encerramento e de Recírio, serão fechadas. Mas os católicos poderão acompanhá-las, já que ambas serão transmitidas pela TV Círio, um canal no YouTube, TV Nazaré e redes sociais.

Na avaliação de Jorge Xerfan, membro da Diretoria da Festa de Nazaré, todas as adaptações necessárias para que o Círio 2020 fosse realizado deram certo. E, com isso, a diretoria tem recebido um feedback positivo. “Graças a Deus, tudo o que planejamos foi muito bem aceito pelas pessoas. Os devotos entenderam perfeitamente as nossas limitações. Em primeiro lugar demos opção de transmitir a celebração virtualmente e foi criada a TV Círio para que todos os devotos pudessem acompanhar de perto todos os momentos”, disse.

O diretor relembra os momentos compartilhados com os devotos neste Círio. “Transmitimos a descida da Imagem Original, apresentação do manto, teve o sobrevoo de helicóptero pelos hospitais, especialmente os que trataram casos de Covid; teve o sobrevoo no percurso do Círio de Nazaré. No dia do Círio, Dom Alberto pôde levar a imagem para mostrar às pessoas que estavam na Catedral. Assim como na chegada de helicóptero para o povo que aguardava na Gentil”, enumerou.

“Fizemos tudo o que podíamos para não deixar que o período do Círio ficasse sem programação e para que, na medida do possível, o povo tivesse contato com a imagem. Sempre respeitando as regras de segurança dos órgãos de saúde. Nunca demos um passo sem observar essas orientações. Na Basílica, os guardas fazem a contagem do número de pessoas que entram, há distribuição de álcool em gel. Ou seja, a Basílica tem zelado por isso. Fizemos o melhor e as pessoas estão satisfeitas”, disse.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias