plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Círio 2020: programação de sábado (10) começa com Descida do Glória. Saiba quais são as outras

Tradicional cerimônia seguirá medidas sanitárias adotadas para o Círio 2020

Imagem ilustrativa da notícia Círio 2020: programação de sábado (10) começa com Descida do Glória. Saiba quais são as outras camera Divulgação/Basílica de Nazaré
Círio 2020: programação de sábado (10) começa com Descida do Glória. Saiba quais são as outras
📷 |

No final da manhã deste sábado (10), uma das mais tradicionais cerimônias do Círio de Nazaré, a descida do Glória, será celebrada em um formato inédito: pela primeira vez, desde 1992, a descida da Imagem Original será realizada com as portas da Basílica Santuário fechadas para o público.

Círio 2020: confira o novo manto de Nossa Senhora de Nazaré

Círio 2020: veja fotos da movimentação na Basílica na noite de apresentação do manto

A descida do Glória será celebrada a partir das 11h30 deste sábado e é o momento em que a Imagem Original encontrada por Plácido desce do seu Altar-mor para ficar mais próxima aos fiéis.

Tradicionalmente, esta cerimônia ocorre após a chegada da procissão da motorromaria. Este ano, como as procissões foram canceladas, ocorrerá a Missa, às 8h30, seguida da pregação do Padre João Paulo Dantas e, em seguida, a descida, na Basílica Santuário, que estará fechada para o público.

A Imagem será retirada do Altar-mor pelo diretor Sandoval Pereira. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) orienta os devotos a acompanharem toda a cerimônia pelos canais oficiais de transmissão, que são a TV Nazaré, a TV Cultura e a TV Círio (canal do Youtube).

HISTÓRIA DA CELEBRAÇÃO

A tradição da descida do Glória inicia em 1969, quando o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais perto do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt.

Nas primeiras descidas, a cerimônia ocorria às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação.

Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, a Basílica Santuário abre as portas para os fiéis acompanharem este momento especial e chegarem mais perto da Imagem encontrada pelo caboclo Plácido. Pela primeira vez desde então, este momento será fechado.

A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal anti projétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.

MISSA NO COLÉGIO GENTIL E TRASLADAÇÃO

Neste sábado, além da descida do Glória, haverá outras programações como a Missa na Capela do Colégio Gentil Bittencourt, às 18h, e uma exibição dos melhores momentos da Trasladação de 2019, às 19h.

Às 20h, haverá a transmissão do especial “Fé Sem Distâncias” e, às 20h40, live musical junto com a decoração da Berlinda. O decorador será Vando Nascimento, que utilizará flores de São Paulo, entre hortênsias, lírios, orquídeas e rosas em tons de branco, azul e cor de rosa, nos tons do céu.

Às 22h10, haverá ainda a benção do Cônego Roberto Cavali, diretamente da Catedral, e, às 22h30, live musical do Ministério Sal e Luz, também direto da Catedral.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias