plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROMESSAS

Peregrinos começam a chegar em Belém

Primeiro grupo saiu de Castanhal em direção à Basílica Santuário de Nazaré e chegou neste domingo. Outros promesseiros do município farão carreata na semana do Círio para homenagear Nossa Senhora.

A menos de 15 dias para o Círio de Nazaré, o primeiro grupo de peregrinos que caminham rumo a Belém em direção à Basílica Santuário começaram a cumprir suas promessas na longa caminhada. Neste domingo (27), vários devotos de Nossa Senhora de Nazaré concluíram a caminhada que começou no dia anterior, partindo de Castanhal, sendo recebidos pelo padre Francisco Cavalcante, pároco da Basílica, que os abençoou com a presença da imagem peregrina da Guarda Mirim. O grupo realiza a caminhada de 70 quilômetros há seis anos e não deve ser o único time de promesseiros a repetir a tradição de anos, que marcam a série de homenagens à padroeira.

Realizada há 41 anos como forma de homenagear Nossa Senhora de Nazaré, a tradicional peregrinação de promesseiros que saem em caminhada do município de Castanhal até a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, também irá se adaptar ao cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus. Neste ano, para evitar aglomerações e os riscos de contaminação pelo vírus, a 41ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré de Castanhal Belém será cumprida em forma de carreata. A previsão é de que a carreata saia de Castanhal às 19h da quarta-feira que antecede o Círio, no dia 07 de outubro.

Coordenador da Romaria de Castanhal Belém, o professor José Nazareno Abraçado explica que a mudança foi necessária para que se consiga manter a homenagem à padroeira dos paraenses, porém sem descuidar da segurança dos promesseiros. “Esse ano será uma carreata da fé. A santa vai no carro e vamos sair do mesmo lugar, da Praça Matriz de São José em Castanhal, direto para a Basílica”, adianta. “Para estar com Maria, não precisa estar andando a pé, basta que o seu coração esteja ligado a ela naquele momento. Maria é quem tem que passar na frente, não somos nós, então vamos obedecer a todas as normas da saúde”.

Diferente do que ocorria anteriormente, a carreata não fará paradas ao longo do percurso. Deve seguir direto até a Basílica Santuário para que seja feita uma bênção aos fiéis e, logo em seguida, a carreata possa retornar à Castanhal.

HISTÓRIA

José Nazareno aponta que a tradição da Romaria de Castanhal Belém iniciou há 41 anos, por iniciativa de duas mulheres, a sra Nadir Magalhães e Dona Lili, que se deslocava do município de Inhangapi com a família para cumprir a peregrinação. “No início eram só mulheres. Elas passavam três dias para chegar até Belém”, conta. “Depois veio o Zé Bode – o promesseiro Raimundo Nonato Magalhães. Ele fez uma promessa pela saúde do filho e disse que iria carregar uma cruz, de Castanhal até Belém, e que a cada ano iria aumentar mais o peso da cruz. Hoje o Zé Bode não está mais entre nós, mas ele fez parte do início dessa romaria e a história dele é muito bonita, ele era um homem de muita fé”.

O coordenador da romaria lembra que, com o passar dos anos, o número de promesseiros que aderiam à caminhada só cresceu. O percurso passou a ser cumprido em cerca de 24h, com sete paradas para alimentação, massagens e hidratação. “Castanhal ficou o polo de Nossa Senhora de Nazaré. Os promesseiros da maioria dos municípios vinham para cá para sair daqui com o grupo porque, ao longo dos anos, conseguimos organizar uma estrutura com alimentação, segurança, apoio da parte médica. As empresas no caminho também montam pontos de apoio”, lembra, ao contar que já faz parte do grupo há 31 anos. “Ano passado saímos de Castanhal com mais 700 pessoas, mas quando chegamos, à noite, já tinha mais de 1.000 porque outros grupos iam juntando com o nosso e estamos para acolher”.

Mesmo sem o ato da caminhada neste ano, Nazareno reforça que as homenagens não deixarão de ser cumpridas. Muita música e oração devem marcar a carreata deste ano. “Pagar a promessa é você se entregar durante aquelas horas fazendo alguma coisa por Maria”.

Carreata

A Carreata da Fé da 41ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré de Castanhal Belém está prevista para o dia 07 de outubro, com saída às 19h da Praça da Igreja Matriz de São José, em Castanhal, rumo à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, sem paradas.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias