plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VISITE!

Exposições aproximam devotos de Nossa Senhora de Nazaré

As exposições exaltam a fé e tradição do evento e tentam trazer a festa católica para mais perto dos devotos.

Imagem ilustrativa da notícia Exposições aproximam devotos de Nossa Senhora de Nazaré camera Celso Rodrigues/Diário do Pará

O Círio de Nazaré é tema de duas exposições que estão abertas até amanhã (26), na Assembleia Paraense. Uma delas é a Exposição “Círio AP”, a outra “Só Nazica”. Ambas exaltam a fé e tradição do evento e tentam trazer a festa católica para mais perto dos devotos, já que este ano o Círio será realizado de forma virtual por conta da pandemia.

A primeira, “Círio AP”, expõe história do Clube com a festividade através das artes criadas por meio de estampas em camisas desde o primeiro evento. Uma imagem da padroeira, de aproximadamente 1 metro, recebe os visitantes logo na entrada do Complexo de Eventos da AP, na avenida Almirante Barroso, em Belém. Outro ícone da festa nazarena, a corda, também remete os fiéis à procissão.

A segunda exposição, “Só Nazica”, ocorre pela primeira vez na AP, mas está na 6ª edição oficial. O evento é bienal, realizado pelo Comitê Arte Pela Vida, da ONG Arte Pela Vida, há 25 anos ajudando pessoas que vivem com o vírus HIV. De acordo com Davidson Porteglio, coordenador do Comitê, estão expostas para venda dezenas de imagens de Nossa Senhora de Nazaré com a interferência de 40 artistas regionais. Todo dinheiro arrecadado será revertido para compra de cestas básicas que vão atender mais de 1 mil famílias, em Belém, no Natal.

“Entregamos a imagem em gesso e cada artista faz a sua criação. Em seguida, doa para a ONG para que seja vendida. Mensalmente, atendemos, em média, 600 famílias de extrema necessidade e que vivem com o HIV. No final do ano, esse número dobra”, comenta Davidson. Segundo ele, ao longo do ano, outras ações também são desenvolvidas no intuito de contribuir com alimentos, remédios, atendimento multiprofissional e etc. O trabalho é voluntário.

A aposentada Juliana Souza, de 71 anos, já conhece o trabalho da ONG e visitou as exposições na noite de ontem (24). “Achei linda e muito criativa. Como devota de Nossa Senhora de Nazaré, tudo o que está sendo apresentado é digno de apreço”, comentou.

INFORMAÇÕES

- Exposições: “Círio AP” e “Só Nazica”, da ONG Arte Pela Vida.

De 23 a 25/09: das 16h às 21h

Dia 26/09: das 10h às 16h

Local: Complexo de Eventos da AP. O acesso é exclusivo para sócios do Clube

- Exposição: “Só Nazica”, da ONG Arte Pela Vida.

De 30/09 a 03/10

Local: Loja Sustentável – Espaço Ná Figueredo – Tv Rui Barbosa, nº 1023, Nazaré.

Aberta ao público.

Exposições aproximam devotos de Nossa Senhora de Nazaré
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias