plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Brasil tem quase 400 mortes por dengue este ano

Casos da doença já passam de 1,5 milhão em todo o país. A faixa etária dos 30 aos 39 anos registra maior número de casos.

Imagem ilustrativa da notícia Brasil tem quase 400 mortes por dengue este ano camera Brasil já registrou 391 mortes por dengue de janeiro até esta última segunda-feira (11). | ONU/Aiea/Dean Calma

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Caracterizada por sintomas como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e manchas na pele, a dengue pode evoluir para formas mais graves, como a dengue hemorrágica, podendo levar à morte se não for tratada adequadamente. O Brasil enfrenta desafios grandes no controle dessa doença e um número preocupante de mortes.

O Brasil já registrou 391 mortes por dengue de janeiro até esta última segunda-feira (11), conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, os casos prováveis da doença chegaram a 1.538.183 e há 854 mortes e investigação. Entre os casos prováveis, 55,5% são de mulheres e 44,5% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (513.538) entre os estados. Em seguida, estão São Paulo (285.134), Paraná (149.134) e o Distrito Federal (137.050). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 4.865 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.500,3), Espírito Santo (1.490,2) e Paraná (1.303,3).

Conteúdos relacionados:

A explosão de casos de dengue fez com que pelo menos oito unidades da Federação decretassem emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A medida facilita acesso a recursos federais e agiliza processos voltados ao combate da doença.

Quer saber mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias