plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Porto Alegre sanciona lei inteiramente escrita pelo ChatGPT

Vereador revela que uma proposta de lei aprovada recentemente pela prefeitura de Porto Alegre foi redigida pelo ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial; PL proíbe a cobrança pela substituição de hidrômetros em caso de furto.

Imagem ilustrativa da notícia Porto Alegre sanciona lei inteiramente escrita pelo ChatGPT camera O ChatGPT é um chatbot que usa IA para gerar textos em diferentes formatos, tamanhos e tons, de acordo com as palavras-chave fornecidas pelo usuário. | Divulgação/OpenAI

O ChatGPT é um chatbot baseado em inteligência artificial que tem chamado a atenção do público desde seu lançamento, em novembro de 2022. Ele é capaz de gerar textos coerentes e criativos a partir de palavras-chave ou frases. Porém, nem tudo são flores para a ferramenta desenvolvida pela OpenAI. Ela já enfrentou diversas críticas e restrições por parte de governos, cientistas e empresas.

Em fevereiro deste ano, a China proibiu aplicativos que permitiam o acesso ao ChatGPT, sob a acusação de que ele poderia disseminar informações falsas e influência estrangeira. Em outro episódio, a comunidade acadêmica se manifestou contra o reconhecimento do ChatGPT como coautor de publicações científicas. Além disso, alguns meios de comunicação dos Estados Unidos reclamaram do uso indevido de seus conteúdos para treinar o ChatGPT sem autorização prévia.

CONTEÚDO RELACIONADO

No entanto, todas essas polêmicas não impediram que a prefeitura de Porto Alegre sancionasse um projeto de lei que foi redigido pelo ChatGPT, no último dia 23. O projeto, de autoria do vereador Ramiro Rosário (PSDB) proíbe a cobrança pela substituição de hidrômetros na cidade, em caso de furto. Ou seja, o Departamento Municipal de Água e Esgotos fica inteiramente responsável pelos custos de instalação e manutenção do novo equipamento.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp.

O vereador explicou nas redes sociais como a proposta foi feita. Segundo ele, o comando foi simples: "faça um projeto de lei que impeça a cobrança". A inteligência artificial da OpenAI criou todo o projeto, em segundos, inclusive a justificativa, usando seus próprios parâmetros. A IA também sugeriu por conta própria melhorias na proposta original.

Rosário destacou a redução de custos com o uso da ferramenta. Ele afirmou que a tecnologia serve para reduzir custos e otimizar o trabalho, trazendo ganho em qualidade e produtividade, especialmente para câmaras do interior que não possuem maiores estruturas.

O QUE É O CHAT GPT?

O ChatGPT é uma espécie de robô de troca de mensagens em texto. Ele compreende o que o usuário escreve e transforma em algo maior ou altera seu estilo, tom ou formatação. As respostas oferecidas são formadas com base no que a inteligência aprendeu anteriormente e no reconhecimento de padrões de linguagem.

Desde setembro deste ano, o ChatGPT consegue buscar dados diretamente na internet e coletar informações atualizadas em tempo real, sem se basear apenas na base de dados predefinida.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias