plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DADOS

Registros de mudança de gênero em cartório sobem 70% no país

Sem a necessidade de procedimento judicial e nem cirurgia de redesignação sexual, cartórios tem registrado grande procura por mudança de gênero no Brasil.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Registros de mudança de gênero em cartório sobem 70% no país camera Número de registros de mudança de gênero em 2022 foi de 3.165 | Reprodução/CNR

O rompimento de muitos tabus com relação á identidade de gênero e orientação sexual tem provocado grandes avanços em questões políticas e sociais no Brasil. Um reflexo disso é o exponencial crescimento dos registros de mudança de gênero em cartórios por todo o país.

Ao longo de 2022, anotações referentes a mudanças de gênero de pessoas trans bateu um recorde histórico: um aumento quase 70% no número de solicitações de alteração no sexo e no gênero. Os dados foram revelados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Veja também:

Mudança de gênero cresce, mas direito pode ser ampliado

Mudança de nome e gênero pode ser feita nos cartórios do PA

A entidade reúne 7.741 Cartórios de Registro Civil do Brasil, instalados em todos os municípios e distritos do país. Segundo os dados, no ano passado foram realizados 3.165 procedimentos de alteração de gênero, número 69,9% maior que em 2021, quando ocorreram 1.863 mudanças.

Se comparado ao primeiro ano do procedimento (2018), quando foram registrados 1.129 atos, o crescimento é de 180,3%.

Os registros são feitos diretamente em cartório sem a necessidade de procedimento judicial e nem cirurgia de redesignação sexual.

Os 3.165 procedimentos lançados em 2022 representam patamar histórico desde que a alteração passou a ser realizada diretamente em cartório, em 2018.

Naquele ano uma decisão do Supremo Tribunal Federal e regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu a realização do procedimento pela chamada via extrajudicial, sem a necessidade de processo, advogado ou decisão judicial.

Do total de atos realizados em 2022, 43% se referem a pessoas que mudaram seu gênero de feminino para masculino, enquanto 51,3% mudaram o sexo de masculino para feminino, uma proporção que vem se mantendo ao longo dos anos.

Já 5,7%, mudaram o nome, mas ainda não realizaram ou estão em procedimento para mudar de sexo.

COMO FAZER?

Para orientar os interessados em realizar a alteração, a entidade que reúne os cartórios em todo o País editou uma Cartilha Nacional sobre a Mudança de Nome e Gênero em Cartório, onde consta um passo a passo para o procedimento e os documentos exigidos pela norma nacional do CNJ.

No processo de alteração de gênero em nome nos Cartórios de Registro Civil é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais, comprovante de endereço e as certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos, bem como das certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho.

Depois, o oficial de registro faz uma entrevista. Eventuais apontamentos nas certidões não impedem a realização do ato, cabendo ao cartório comunicar o setor competente sobre a mudança de nome e sexo, assim como aos demais órgãos de identificação sobre a alteração realizada no registro de nascimento.

Segundo os cartórios, a emissão dos demais documentos 'deve ser solicitada pelo (a) interessado (a) diretamente ao órgão competente por sua emissão'. Não há necessidade de apresentação de laudos médicos e nem é preciso passar por avaliação de médico ou psicólogo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias