plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PREOCUPANTE

Mais de 16 mil pessoas receberem doses de vacinas diferentes

Ainda não tem estudos sobre a eficácia de imunização ao tomar doses de dois fabricantes diferentes.

Imagem ilustrativa da notícia Mais de 16 mil pessoas receberem doses de vacinas diferentes camera Período entre uma dose e outra é diferente entre os fabricantes. | Gustavo Mansur/ Palácio Piratini / Fotos Públicas

No Brasil, duas vacinas estão disponíveis para realizar imunização da população. Com intervalos de tempos diferentes para a segunda dose, é necessário atenção para o período entre as doses e ainda para o tipo de imunizante tomado. Por exemplo, a Coronavac tem um intervalo de até 28 dias, já a Oxford/AstraZeneca é de três meses. Tudo porque são usadas como tecnologias distintas para as suas confecções.

Atualmente cerca de 16,5 mil pessoas já foram vacinadas de forma errada no país. O que significa que a primeira e segunda dose dos imunizantes foram tomados por fabricantes diferentes, de acordo com o Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde.

Os dados mostram que 14.791 pessoas, tomaram uma dose da Oxford/AstraZeneca e em seguida outra da Coronavac. Já 1.735 pessoas, receberam a primeira dose da Coronavac e depois a vacina de Oxford/AstraZeneca.

A troca ocorreu em quase todo o Brasil, com exceção do Acre e do Rio Grande do Norte. . Santo André, em São Paulo, lidera o ranking nacional com 2.747 casos e cerca de 2.739 delas aconteceram em um único posto de vacinação, a UBS Espírito Santo.

Em cada quatro trocas de fabricantes está no estado de São Paulo, num total de 4.471 ocorrências. A cidade do Rio de Janeiro lidera as trocas de doses com 1.136 ocorrências, depois vem Goiânia, com 667 ocorrências e Brasília, com 520 casos.

O total de 16.526 pessoas foram afetadas por esse erro, significa que 7 em cada 10 trocas de fabricantes na vacina contra Covid-19 ocorreram em profissionais de saúde.

Vale lembrar, que tomar a misturar dois fabricantes é considerado um erro de imunização. "Quem tomou uma dose de um fabricante e outra dose de outro não tomou nenhuma dose completa da vacina", afirma a imunologista Cristina Bonorino, professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e membro dos comitês científico e clínico da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Em nota à Folha de São Paulo, o Ministério da Saúde afirmou que foi notificado sobre 481 ocorrências de aplicação de doses de fabricantes diferentes das vacinas da Covid-19. "A pasta esclarece que cabe aos estados e municípios o acompanhamento e monitoramento de possíveis eventos adversos a essas pessoas por, no mínimo, 30 dias."

O órgão, no entanto, não respondeu aos pedidos da reportagem por mais esclarecimentos quanto aos mais de 16,5 mil registros de intercâmbio de fabricantes de vacina encontrados no Datasus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias