plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CPI DAS FAKE NEWS

Governo anunciou em 47 sites de notícias falsas em 38 dias

Em apenas 38 dias, 47 sites de notícias falsas receberam verba do Governo Federal destinada a anúncios. Os dados foram revelados por um levantamento feito pela CPMI das Fake News no Congresso.O governo criticou o levantamento. A Secretaria de Comunicaç

Imagem ilustrativa da notícia Governo anunciou em 47 sites de notícias falsas em 38 dias camera PR

Em apenas 38 dias, 47 sites de notícias falsas receberam verba do Governo Federal destinada a anúncios. Os dados foram revelados por um levantamento feito pela CPMI das Fake News no Congresso.

O governo criticou o levantamento. A Secretaria de Comunicação afirmou nesta quarta-feira (03) que não escolhe diretamente os sites em que anuncia, mas sim a ferramenta Google Adsenses, que através de códigos chamados algoritmos mapeia perfil de usuários simpáticos ao presidente.

Ao todo, foram identificadas 2 milhões de reproduções de anúncios do governo em canais de conteúdo inadequado, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019. Segundo os consultores, foi possível comprovar a existência de inserção de publicidade em sites de notícias falsas, incluindo diversos que já vêm sendo monitorados pela CPMI.

Os técnicos ponderaram que há pouco controle sobre os canais que recebem anúncios do Governo Federalos, já que o sistema da Secom identifica todos os anúncios publicados na rubrica "Google Adsense", sem a identificação dos veículos anunciantes. A ferramenta direciona a publicidade de forma automática aos sites, mas é possível ao anunciante bloquear canais específicos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias