plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BABY DOL

Bullying na infância e adolescência: Como identificar e combater?

Tortura física, emocional e psicológica, de pessoas que são xingadas e apanham sem sequer entender o motivo. O bullying é um fenômeno que atinge crianças e adolescentes e pode aumentar o risco de suicídio. É o que alerta a pedagoga e neuropsicopedagoga

Imagem ilustrativa da notícia Bullying na infância e adolescência: Como identificar e combater? camera Bullying: especialista explica causas, consequências e possíveis soluções. | Reprodução

Tortura física, emocional e psicológica, de pessoas que são xingadas e apanham sem sequer entender o motivo. O bullying é um fenômeno que atinge crianças e adolescentes e pode aumentar o risco de suicídio. É o que alerta a pedagoga e neuropsicopedagoga Clíssia Silva.

Como criar um filho emocionalmente saudável?

Segundo Clíssia, as consequências na vida das vítimas são variadas, causando além de evasão escolar e aversão ao ambiente que esse indivíduo frequenta, como dificuldades de interação social, baixa autoestima, dificuldade de autoaceitação, isolamento, depressão, ansiedade, baixo rendimento escolar, medo, consumo de álcool e drogas e outras capazes de permanecer e influenciar no comportamento e na relação social futura da vida adulta desse indivíduo.

Neuropsicopedagoga Clíssia Silva explica quais sinais os pais devem ficar atentos.
📷 Neuropsicopedagoga Clíssia Silva explica quais sinais os pais devem ficar atentos. |Arquivo Pessoal

“A ajuda de profissionais é muito importante para a superação das consequências sofridas pela vítima no tempo que a mesma foi alvo desse ato, sendo assim, primordial o acompanhamento de profissionais, como assistentes sociais, psicólogos, educadores e afins”, recomenda a especialista.

Setembro Amarelo: Como ajudar uma mãe com depressão pós-parto?

A neuropsicopedagoga destaca ainda, que a cultura do estímulo a “não levar desaforo para casa”, de “dar o troco” e ensinar que a vida é “olho por olho e dente por dente” pode ser prejudicial na criação e educação dos filhos.

“Essas atitudes e pensamentos influenciam o sujeito a sempre demonstrar que ele é capaz de resolver sozinho seus problemas. Em contrapartida, o agressor nem sempre tem um motivo, como por exemplo uma vingança para demonstrar o seu poder, pois o bullying se dá por uma prática repetitiva de agressões diretas ou indiretas. O fato de mostrar a sua autoridade, a sua força e influência naquele espaço para as outras pessoas, torna-se as razões para o início da sua prática, por isso ele sempre irá em busca de alvos fáceis, como um aluno novato ou um sujeito que não ofereça riscos significativos a ele”, explica.

Alimentação infantil: o que fazer quando a criança não come?

Um estudo realizado no Reino Unido apontou que adolescentes entre 12 e 15 anos que sofrem bullying na escola apresentam risco até três vezes maior de tentar o suicídio.

O levantamento mostra ainda, que na faixa etária de 11 a 16 anos, pelo menos 17% dos adolescentes vítimas de bullying consideram tirar a própria vida para fugir da perseguição.

Fique atento aos sinais

Mas, então, como reconhecer quando uma criança ou um adolescente está sofrendo bullying? Segundo a neuropsicopedagoga, as vítimas demonstram comportamentos como baixa autoestima, tristeza, isolamento, introversão, dificuldade da autoaceitação, depressão, medo, ansiedade, aversão ao ambiente escolar ou ao ambiente em que essa criança está sofrendo o bullying.

Clíssia destaca ainda, que os pais devem ficar atentos a hematomas não justificáveis e outros comportamentos que normalmente não tem ligação com seu comportamento habitual.

“O conhecimento desse assunto deve ser conversado com essas crianças e com esses adolescentes, com o objetivo de informar como essa prática resulta em situações prejudiciais tanto para quem realiza quanto para quem é alvo de bullying”, recomenda.

A especialista ressalta também, que a família e a escola devem caminhar juntas no combate ao bullying.

“É importante que tanto a família, quanto a escola tenham o conhecimento do que é o bullying e mantenham-se atentos nas relações entre os alunos, pois a prática ocorre em muitas das vezes nos momentos de atividades recreativas, como o intervalo, aulas de educação física, na hora da saída, como também dentro da sala de aula. Para isso é necessário que o conhecimento do comportamento do aluno que é vítima ou do comportamento do aluno que é agressor, seja observado e avaliado, em virtude das recorrências e dos resultados que essa prática ocasiona nesse sujeito”, orienta.

Como combater?

Para Clíssia, o bullying só pode ser combatido com socialização, através de atividades dentro da sala de aula, expositivas, com palestras, roda de conversas e debates referentes ao assunto.

“Trazer esse ponto como um momento de socialização entre esses indivíduos, é uma forma de expor e explicar como ela ocorre, que efeitos negativos acarreta, tanto para o agressor quanto para a vítima, como deve ser combatido e até mesmo evitado”, garante.

Os pais, para a neupsicopedagoga, também são público-alvo dessas atividades, assim o processo de relação entre escola e família, tornando-se mais efetivo e com orientações direcionadas.

“Os pais devem demonstrar o alto grau de importância em ter uma relação mais aberta e transparente com seus filhos, apresentando a eles o quão é importante a presença deles no ambiente escolar, tanto para a escola quanto para o filho, e também a sua relação com seus filhos, através do ato de conversar, orientar, compreender, ouvir e falar”, recomenda.

Reportagem: Andressa Ferreira

Edição: Enderson Oliveira

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em BabyDOL

Leia mais notícias de BabyDOL. Clique aqui!

Últimas Notícias