Esporte / Esporte Pará

RECOMEÇO

Parazão está de volta com o líder Paysandu contra o Paragominas

sábado, 01/08/2020, 10:24 - Atualizado em 01/08/2020, 18:32 - Autor: Nildo Lima


| DOL

Passados mais de quatro meses da suspensão do Parazão 2020, por causa da pandemia de Covid-19, Paragominas e Paysandu voltam a campo, hoje, às 19 horas, pela nona rodada da competição. Em princípio, o confronto seria na Arena Verde, na cidade de Paragominas, mas com a transferência de todos dos jogos restantes da competição para Belém, Jacaré e Papão medirão forças no Mangueirão. A ausência de público no estádio, assim como a mudança no local da partida, é outra imposição determinada pelo protocolo médico de prevenção à pandemia.

Sem o direito de ocupar as arquibancadas e cadeiras do estádio, os torcedores dos clubes terão como alento a chance de assistir ao jogo pela televisão, cuja transmissão acontece pela TV Cultura, ou colar o radinho de pilha no ouvido sintonizando a Rádio Clube do Pará. Outra novidade que poderá acontecer ou não na partida diz respeito ao número de substituições - cinco - nas duas equipes no decorrer dos 90 minutos, permitidas, agora, pelo novo normal do futebol, que até o surgimento da doença era de apenas três.

O Paysandu entra em campo como favorito, embora o técnico Hélio dos Anjos e seus jogadores procurem afastar qualquer tipo de superioridade do time. O certo é, no entanto, que os bicolores já estão com vaga na semifinal do campeonato garantida. O Papão lidera a competição com 19 pontos, enquanto o Jacaré, que é o quarto colocado, com 13 pontos, tenta manter-se no G4 da fase classificatória do Estadual. Apesar da posição confortável do time, Dos Anjos e seus comandados não abrem mão de continuar na liderança até o final da décima rodada, a última da fase inicial do campeonato.

JOGO DE IDA

Na partida de ida entre as equipes, o Papão aplicou a sonora goleada, por 5 a 0, no adversário, que, na época, tinha em seu comando Rogério Gameleira, o Rogerinho, substituído por Róbson Melo. O Jacaré entra em desvantagem, na opinião da diretoria do clube, por forçadamente ter perdido o mando de campo. “Em Paragominas jogaríamos em um gramado que conhecemos bem, além de termos uma grande torcida ao nosso lado”, argumenta Jacó Pereira, um dos integrantes da junta que comanda o clube.

Equipe chega disposta a surpreender o líder

A delegação do Paragominas chegou ontem em Belém disposta a surpreender o Paysandu no Mangueirão. O técnico Róbson Melo aproveitou o período da tarde para ministrar o último treino. O treinador, porém, faz segredo sobre a formação que pretende mandar a campo. Mas, a expectativa é que o atacante Aleílson, um dos contratados do clube, faça a sua estreia com a camisa alviverde. O jogador tem uma longa história dentro do Jacaré, tendo defendido a equipe em cinco temporadas anteriores.

Aleílson esteve perto de defender o Águia, de Marabá, outra equipe frequente no currículo do atleta, mas optou por voltar a defender o Jacaré, após passagem pela Aparecidense-GO. O adversário de hoje também não é um mero desconhecido para o atacante que, em 2013, passou pela Curuzu sem sucesso. Em 13 partidas pelo Papão, fez apenas um gol o que acabou ensejando sua transferência para o próprio Paragominas naquela temporada.

Se a formação do time é um mistério, a formatação tática do grupo, pelo que foi treinado ao longo da semana, não é segredo. Melo deve mandar a campo o Jacaré no esquema 4-5-1, com Aleílson tendo a função de partir do meio de campo para o ataque. A ideia do técnico é de explorar bem a velocidade de seu comandado para tentar pegar no chamado contrapé o Papão. No ataque, isolado, estará apenas Fábio Paulista.

FICHA TÉCNICA

Paragominas: Gustavo; Pablo, Yan, Rodrigo e Renan; Romário, Walter, Ciro, João Neto e Aleílson; Fábio Paulista. Técnico: Róbson Melo

Paysandu: Gabriel Leite; Tony, Micael, Perema e Bruno Collaço; Anderson Uchôa, Serginho e Alan Calberg; David Souza, Nicolas e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos

Local: Mangueirão

Horário: 19 horas

Árbitro: Marcos José Soares de Almeida

Assistentes: Hélcio Araújo Neves e Nayara Lucena Soares

Transmissão: TV Cultura, Rádio Clube do Pará e DOL

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS