plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DOENÇA?

Saiba porque os olhos de Jordan ficaram amarelados

Uma das estrelas do esporte, Michael Jordan, aposentado das quadras, virou assunto na internet após a divulgação do longa "The Last Dance" da "Netiflix" que conta a sua trajetória no basquete. Além de suas belas atuações, o que chamou a atenção dos curios

Imagem ilustrativa da notícia Saiba porque os olhos de Jordan ficaram amarelados camera Reprodução/Netflix

Uma das estrelas do esporte, Michael Jordan, aposentado das quadras, virou assunto na internet após a divulgação do longa "The Last Dance" da "Netiflix" que conta a sua trajetória no basquete. Além de suas belas atuações, o que chamou a atenção dos curiosos foram os olhos do ex-atleta estarem amarelados. O Portal UOL conversou com especialistas para entender os motivos que podem causar a mudança na coloração.

Veja onde assistir ao clássico Bayern x Borussia pela Bundesliga

"A cor amarelada dos olhos se chama icterícia, essa coloração pode acometer também a pele e ocorre quando há excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue", explicou Débora Raquel Terrabuio, médica hepatologista do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia. "Problemas no fígado são a causa mais comum de icterícia", acrescentou.

"No caso do Jordan, por ele ser negro, é possível que ela tenha a esclera amarelada, porque também tem um aumento da melanina. É como se a esclera dele fosse 'marronzinha'. É claro que as pessoas podem ter doenças associadas ao fígado e isso deixa a esclera amarela por causa do aumento da bilirrubina. Mas considerando o caso dele, provavelmente é por um aumento na quantidade de melanina na esclera", esclareceu.

É difícil fazer um diagnóstico sem exames clínicos. Normalmente são problemas relacionados ao fígado. Quem acompanhou o documentário notou que Michael Jordan falava com um copo e um charuto posicionados na mesa ao seu lado.

"Problemas no fígado são a causa mais comum de icterícia, alguns dos exemplos mais comuns são as hepatites virais (hepatites A, B e C), hepatites por medicação/drogas, uso abusivo de álcool e outras doenças ou infecções que podem afetar o fígado, por exemplo, leptospirose (doença do rato), febre amarela, dengue, entre outras", declarou a doutora.

A série documental "The Last Dance" foi dividida em 10 episódios e mostra os bastidores da última temporada de Michael Jordan pelo Chicago Bulls.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte

Leia mais notícias de Esporte. Clique aqui!

Últimas Notícias