plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Circuito Mangueirosa promove atividades de capacitação

A introdução à discotecagem digital, desde montagem de playlists à mixagem básica de músicas paraenses, será o foco da oficina com o DJ Zek Picoteiro hoje, a partir das 18h, no no Núcleo de Conexões Ná Figueredo. A oficina é uma das atividades extras do C

Imagem ilustrativa da notícia Circuito Mangueirosa promove atividades de capacitação camera Zek Picoteiro | Divulgação

A introdução à discotecagem digital, desde montagem de playlists à mixagem básica de músicas paraenses, será o foco da oficina com o DJ Zek Picoteiro hoje, a partir das 18h, no no Núcleo de Conexões Ná Figueredo. A oficina é uma das atividades extras do Circuito Mangueirosa, que começam esta semana, promovendo debate e qualificação da cena musical com foco no Carnaval paraense. A programação completa prevê oficina, mesas redondas e workshops, sempre realizados às terças-feiras, às 18h. Além de hoje, estão agendadas atividades nos próximos dias 4, 11 e 18 de fevereiro.

“Cada programação foi pensada com muito carinho para o público paraense, nossa ideia sempre foi agregar conhecimento e principalmente criar uma troca entre o artista, o público e a produção. Uma das mesas de debate, inclusive, fala sobre todo o processo de como o Circuito Mangueirosa foi criado, e é muito importante que o nosso público tenha conhecimento de como se dá essa construção”, explica Joanna Saraiva, coordenadora de produção do Circuito.

Zek Picoteiro também é produtor cultural e já trabalhou com Dona Onete, Strobo, Felipe Cordeiro, Molho Negro e Gang do Eletro. Considerado um apaixonado pela música paraense, ele coloca todo mundo para dançar com uma playlist com todas as vertentes e influências do brega, passando pelo tecnobrega, melody, cúmbia, lambada, merengue e carimbó. Atualmente, é o DJ oficial da Lambateria, festa que ganhou bloco e desfila no dia 22 de fevereiro no Circuito Mangueirosa.

“O objetivo dessa programação é de contribuir com a qualificação dos artistas paraenses e do público em geral, por meio de oficinas, palestras e mesa de debate. O que eu destacaria dessa programação é a oficina ‘Mídia e artistas: produção de conteúdo para a imprensa’, ministrada pela jornalista e produtora cultural Sônia Ferro. Essa oficina vem para auxiliar o artista que muitas vezes não sabe o caminho para se chegar na imprensa local, nem como criar conteúdo dele mesmo”, diz Joanna.

A oficina acontece no dia 4, e também contará com a participação do jornalista cultural Gustavo Aguiar, que tem experiência em jornal impresso, rádio e assessoria de imprensa de festivais de música como o Sonido. É um dos diretores da Urtiga Music Business, agência de marketing e comunicação para o universo musical.

Já no dia 11, o assunto será produção de eventos com a mesa “Circuito Mangueirosa: como realizar esse rolê!”, com representantes das produtoras Bando Mastodontes, Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Meachuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções, as seis produtoras que realizam o Circuito. Encerrando a programação, no dia 18 de fevereiro tem a mesa “Carnaval de Belém: Passado, Presente e Futuro”.

ENSAIO ABERTO

Até dia 16 de fevereiro, o grupo de percussão Lambadeiros do Trovão faz ensaios abertos todos os domingos, das 14h às 18h, no Complexo Ver-o-Rio para o cortejo do Bloco Lambateria, que será comandado pelo grupo no dia 22 de fevereiro. Formado por não-músicos, o grupo surgiu a partir de uma oficina básica de percussão ministrada pelo músico Félix Robatto. Cerca de 40 percussionistas que formarão a bateria que tocará durante o cortejo do bloco.

O repertório traz gêneros musicais paraenses, como lambada e carimbó, tocados com pegada de bloco de rua, e com reforço dos músicos Fleury (sax), Jonny Lobato (guitarra) e Marcelino Santos (banjo).

Ex-integrante das bandas Polar, Harmada e Columbia, o carioca Manoel Magalhães estreia em carreira solo com um disco cheio de arranjos caudalosos e letras questionadoras. Portando nove faixas, “Consertos em Geral” revela também melodias amparadas na levada do folk rock. Lembra algo assim de Odair José, Almir Sater, Maurício Pereira e até Ryan Adams. Lembra, mas não copia nada dos caras. Somente lhes absorve as boas vibrações. Em especial aquelas contidas nas faixas “Espelho”, “ Pra Gravar na sua Secretária Eletrônica”, “Azar” e “Domicílio”. Procurem conhecê-lo. Já mostramos pela “Feira do Som” (Cultura FM).

PROGRAMAÇÃO

l Hoje - Oficina de discotecagem com Zek Picoteiro

l Dia 04/02 - Oficina “Mídia X Artistas: produção de conteúdo para a imprensa”, com a jornalista Sônia Ferro e participação de Gustavo Aguiar

l Dia 11/02 - Mesa “Circuito Mangueirosa: Como realizar esse rolê!”, com representantes das produtoras Bando Mastodontes, Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Meachuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções

l Dia 18/02 - Mesa “Carnaval de Belém: Passado, Presente e Futuro”

PARTICIPE

Atividades extras do Circuito Mangueirosa

Onde: Núcleo de Conexões Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 – Nazaré)

Quando: Todas as terças até o dia 18 de fevereiro, sempre a partir das 18h

Quanto: Gratuito, com inscrições no site www.ingresse.com

Informações: (91) 99300-9509 e 98026-1595.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Promoções

Leia mais notícias de Promoções. Clique aqui!

Últimas Notícias