plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
6ª SEMANA DO QUADRINHO NACIONAL

Feira de Quadrinhos destaca produção de artistas regionais

Exposições, sessão de autógrafos e até desenhos sendo feitos ao vivo integram a programação da “6ª Semana do Quadrinho Nacional”, que começa hoje, e vai até a próxima sexta-feira, 31, no Centur, em Belém. O evento marca as comemorações pelo Dia do Quadrin

Imagem ilustrativa da notícia Feira de Quadrinhos destaca produção de artistas regionais camera Programação conta com exposição de quadrinhos entre outras atrações. No detalhe, uma criação de Bruno Darwich, palestrante do evento. | Divulgação

Exposições, sessão de autógrafos e até desenhos sendo feitos ao vivo integram a programação da “6ª Semana do Quadrinho Nacional”, que começa hoje, e vai até a próxima sexta-feira, 31, no Centur, em Belém. O evento marca as comemorações pelo Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no próximo dia 30, data em que é comemorado o aniversário da publicação do italiano Ângelo Agostini em “As Aventuras de Nhô Quin” ou “Impressões de uma Viagem à Corte” (1869).

“A data marca a primeira publicação lançada no Brasil por esse autor que firmou carreira no país. Após passar pela Casa da Linguagem e Curro Velho, a partir de 2015 a programação foi sendo prolongada, ocorrendo de forma bem variada”, conta um dos organizadores do evento, Andrei Miralha.

Na programação, as atividades são diversas para envolver o público, entre leigos e fãs do estilo. “Tem uma exposição com breve histórico do quadrinho paraense, além de uma programação especial no último dia com o Beco do Artista, que é um grande encontro direcionado para quem quer conhecer essa produção local. Fala-se muito em HQs produzidas lá fora, mas a gente considera importante valorizar o quadrinho produzido no Brasil e, mais especificamente, o do Pará”, considera o organizador, ressaltando que, este ano, o evento se volta bastante à esta produção regional.

“Procuramos mostrar quadrinhos na Amazônia e quem está produzindo aqui na região. Trouxemos quadrinhos de Rondônia, Roraima, Amapá, Amazonas, Tocantins”, antecipa.

EMPREENDEDORES

Um dos destaques da programação é a palestra sobre “Empreendedorismo e Marketing Digital para desenhistas”, que será ministrada pelo ilustrador Bruno Darwich, que também atua como analista de negócios digitais no Sebrae. “É uma palestra voltada para quem já desenha e quer transformar sua arte em negócio no meio digital. Vou falar do empreendedorismo e como escolher qual melhor público para a arte deles, com o intuito de que esses desenhistas tratem a arte que eles fazem como negócio”, explica.

Particularmente, Bruno conta que o conteúdo da palestra trata de algo que partiu de suas próprias experiências. “Eu já empreendi com desenho, mas era ilustrador e fazia freelancer com gente de fora do Brasil. Tive bastante dificuldade porque quando a gente está criando alguma coisa e divulga nas redes sociais acaba atraindo muita gente que não é cliente. Nisso, entra numa bolha formada por amigos e familiares, o que não potencializa um negócio. Então, é importante diferenciar canais e observar qual a forma de comunicação que o desenhista quer para o seu empreendimento”, analisa.

Após seis anos de realização da “Semana do Quadrinho Nacional”, Andrei se orgulha de ver surgindo outras iniciativas na área. “Há 30 anos, o Ponto de Fuga e o Boca no Mundo começavam um coletivo em Belém e agora existe entre quatro a cinco coletivos. A própria Fundação Cultural do Pará criou um evento chamado ‘Ilustra’ e é muito legal ver essa galera produzindo, cultivando essa cultura. Hoje, a ‘Semana do Quadrinho’ é um evento consolidado que consegue se ampliar ano a ano”, festeja.

APROVEITE

6ª Semana do Quadrinho Nacional

Quando: De hoje a sexta, 31

Onde: 3º andar do prédio-sede da FCP (Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré)

Quanto: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Promoções

Leia mais notícias de Promoções. Clique aqui!

Últimas Notícias