plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TODO UNIVERSO

O Cosmo lança músicas que  que irão compor álbum “Cosmogonia”

Banda dá início a uma trilogia que culminará em um EP conceitual e temático

Imagem ilustrativa da notícia O Cosmo lança músicas que  que irão compor álbum “Cosmogonia” camera EP “Caos” abre projeto que marca fase mais madura da banda, formada por Marcelo Farinha (vocalista), Brancoso (contrabaixista), Rafael Kabir (guitarrista) e Augusto Maia (baterista) | Divulgação

"Caos”, “Eros” e “Gaia” são os nomes dos EPs que irão compor o primeiro álbum da banda de rock paraense O Cosmo, e o nome do trabalho também não poderia ser mais inserido no contexto: “Cosmogonia”. O primeiro EP da trilogia, “Caos”, foi lançado no final do janeiro e disponibilizou nas plataformas digitais as músicas “Erros”, “Falsas Apostas”, “Muros” e “Jornada”.

A trilogia forma o álbum conceitual que conta a origem do universo da forma que a banda acredita. “A gente separou por letras que contam essa temática e, na verdade, a trilogia foi se encaixando conforme a gente foi compondo e percebendo a analogia. Nesse primeiro EP, ‘Caos’, usamos metáforas para falar de sentimentos e relações humanas, do caos humano”, diz Brancoso, contrabaixista da banda.

Junto com ele, integram O Cosmo Marcelo Farinha (vocalista), Rafael Kabir (guitarrista) e Augusto Maia (baterista). A banda já existe há cinco anos, essencialmente tocando e cantando rock, misturando o clássico e o alternativo nas músicas autorais inspiradas no entendimento das relações humanas “em todas as plenitudes”, como frisa Brancoso. “A gente é um cronista dessas relações e buscamos trazer o cotidiano, às vezes filosofal e nem sempre com uma narrativa comum. Nossas músicas falam de sentimentos, ideias e inspirações de maneira lúcida”, explica o contrabaixista.

No caso da trilogia em especial, cada EP terá quatro faixas autorais e temáticas. O segundo disco, por exemplo, previsto para ser lançado no meio do ano, fala sobre o amor. Já final do ano chega o último trabalho, cujas canções contarão a manifestação em Gaia, como sendo a mãe natureza.

A ideia do grupo seria um lançamento com a presença do público, no entanto, assim como outros trabalhos culturais, a pandemia transformou a forma de os artistas se comunicarem, passando para o mundo virtual. “Como ficamos mais em casa, nos sobrou tempo para compor muita coisa. A gente já tinha bastante música e percebeu que dava pra fazer o lançamento dessa maneira, até mesmo pelo mercado musical. Decidimos, então, trabalhar o ano inteiro uma obra. Esse primeiro disco, por exemplo, começamos a produzir em outubro. Já temos todas as composições ensaiadas e prontas para gravar no estúdio”, diz Brancoso.

Paralelo ao lançamento dos EPs, a banda pretende divulgar o videoclipe da música “Urublus”, dueto gravado em parceria com a cantora Renata Del Pinho em 2019, e que traz uma temática regional citando como personagens a garça e o urubu, típicos da paisagem de Belém, e com referências a artistas como Dona Onete e Nilson Chaves. Além disso, um videoclipe da trilogia também está nos planos dos roqueiros, sem contar com uma live pré-gravada em comemoração aos cinco anos da formação da banda.

“A trilogia representa o nosso amadurecimento, compondo e tocando melhor. Estamos, cada vez mais, tentando nos profissionalizar, porque a gente sabe que a música autoral é difícil de ser consumida rapidamente. Por isso, a gente está buscando atingir um novo patamar”, comenta Brancoso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias