plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AMOR NA TELA

Aíla lança clipe apostando na linguagem pop e no visual das redes sociais

O diálogo entre música e imagem sempre me instigou. Hoje não consigo lançar uma música sem fazer um vídeo para ela. O audiovisual tem essa característica de ampliar o alcance de uma canção e comunicar com mais pessoas e, cada vez mais, essa é a minha vont

Imagem ilustrativa da notícia Aíla lança clipe apostando na linguagem pop e no visual das redes sociais camera A nova música é um feat com Luísa Nascim, da banda potiguar Luísa e os Alquimistas | Divulgação

O diálogo entre música e imagem sempre me instigou. Hoje não consigo lançar uma música sem fazer um vídeo para ela. O audiovisual tem essa característica de ampliar o alcance de uma canção e comunicar com mais pessoas e, cada vez mais, essa é a minha vontade”. A fala é da cantora e compositora paraense Aíla, que lança nesta segunda-feira o videoclipe da música “Amor e Sacanagem”, um feat com a cantora Luísa Nascim, da Banda potiguar Luísa e os Alquimistas.

A música, que fala sobre o amor entre duas mulheres, segundo Aíla, traz também um discurso de liberdade. “Liberdade dos nossos corpos, liberdade dos nossos desejos, liberdade de sentir e falar o que quisermos, sobre paixão, amor, sacanagem, sem nenhum pudor”, descreve.

“Lançamos a música em junho deste ano, e em paralelo já veio a ideia de fazer o clipe, porém no meio de uma pandemia, tudo ficou muito mais complexo, mas não desistimos. Convidei duas pessoas que eu superadmiro para imergir nesse processo de direção do vídeo junto comigo, que são também paraenses, Matheus Almeida e Roberta Carvalho, artistas visuais que interligam seus trabalhos com o vídeo e trouxeram essa beleza todapara o clipe”, destaca Aíla.

Produzido neste período de quarentena, o audiovisual se apropriou de algo que é bem próximo de todos nós: a comunicação via redes sociais, com a utilização de muitos ícones e símbolos próprios da linguagem da internet. O resultado é um visual totalmente criativo e colorido, “bem pop”, nas palavras descritas por Aíla. “Fizemos esse clipe todo durante a pandemia, na quarentena. Então precisávamos explorar algo que nos abrisse caminhos criativos no meio de tantas limitações, e logo veio a ideia do chroma [key], que é incrível, e tem tudo a ver com a música pop. Essa estética nos abre muitas possibilidades de explorar cenários surreais, cores mil, encontros impossíveis, e tantas coisas mais”, explica.

Companheira de Aíla, e também frequente parceira de trabalho da cantora, Roberta Carvalho fez uma importante contribuição atuando na direção do clipe ao lado de Aíla e Matheus Almeida. “A gente trouxe elementos visuais da internet, da vida entre as telas, da comunicação on-line, tão centrais nesses tempos de distanciamento social. São elementos gráficos característicos do nosso cotidiano virtualizado”,completa Roberta.

Matheus também compartilha um pouco do que foi sua experiência. “Quando fui convidado a codirigir, imergi no processo criativo do clipe. Tínhamos muitas possibilidades para explorar, mas chegamos no entendimento de que tinha que ser vibrante, dinâmico e contemporâneo, que trouxesse esse ritmo veloz do mundo conectado. Construí a montagem e animações do clipe muito pautado nesse colorido que dialoga com o calor da música”, finaliza.

PARA TODOS

Lançada no Dia dos Namorados, “Amor e Sacanagem” teve uma boa repercussão para a artista. “Foi demais poder lançar nessa data, porque fala de amor, de paixão, de flerte, e de todo tipo de amor, fala da diversidade do amor, na naturalidade dessa diversidade. Recebi muitas mensagens de casais heterossexuais e casais LGBTs se identificando com a canção. É bom saber que a música é para todo tipo de público, a ideia é somar, e não dividir. Quero fazer música para mexer o corpo, e as ideias, sempre”, pontua a artista.

Acompanhe

Lançamento clipe “Amor e Sacanagem”, de Aíla, feat Luísa Nascim

Quando: Hoje

Onde: Canal Aíla no Youtube

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias