plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CARIMBÓ

Hoje (7) faz 5 anos sem Chico Braga: artistas prestam homenagem

No dia 7 de setembro, cinco anos depois da morte do mestre praiano, Mateus Moura lança música inédita na internet, mas já conhecida nas rodas de carimbó da capital.

Imagem ilustrativa da notícia Hoje
(7) faz 5 anos sem Chico Braga: artistas prestam homenagem camera Pierre Azevedo/Divulgação

“Viva Chico Braga” é um carimbó-homenagem a um dos mestres mais importantes da cultura da região do salgado paraense. Sua vida foi cercada de misticismo, histórias, causos a ponto de ser considerado um símbolo da cultura da Ilha de Algodoal. Sua morte não poderia ser menos icônica. Faleceu no dia 7 de setembro de 2015, “mudando o calendário” como a música de Mateus Moura propõe. Rufos de tambores criticam as continências que são feitas ao “dia da independência do Brasil” e “chamamentos” feitos por uma verdadeira orquestra de carimbó com vários banjos, curimbós e maracas saltam aos ouvidos na música que vem pra marcar, com tom de festa, o dia em que o Mestre Chico Braga encerrou sua vida e “foi pro mar”. O single foi lançado nas plataformas digitais nesta segunda-feira, 7 de setembro.

Composta há mais de um ano em uma oficina de cinema ministrada por Mateus Moura em Magalhães Barata, terra natal de Chico Braga, a letra veio junto com um documentário sobre os primeiros anos de vida do mestre. As entrevistas com a família que ainda reside na cidade e as histórias do “Chico Gó”, como era conhecido por lá, serviram de material para o curta mas também para o carimbó que se formava nas mãos de Mateus. As palavras que celebram “Maraca, maraca, maraca / Viva Chico Braga” logo ganharam coro nas rodas de carimbó de Belém, seja por Mateus ou outros grupos como o “Cobra Venenosa” e o “Vivência Percussiva”. O convite para registro da música veio pelo Estúdio dos Bichos, de administração dos artistas Cachacinha e DK (Daniel Kahwage), com participação de 20 artistas na gravação e ficou guardada esperando o dia certo para vir ao mundo.

“Cada música que lanço sinto como se fosse um grande passo na minha carreira, porque sei o quanto já sonhei com cada uma delas, e ver elas se materializarem em gravações é uma conquista valiosa pra mim, também porque sei o trabalho que dá! Não é fácil! Quem tá no corre sabe. Me honra muito registrar nessa música o encontro de tantos artistas que admiro, homenageando um artista que tanto admiramos, afirmando o que valorizamos, além do que aprendemos na escola, num contexto nacional que deseja cada vez mais o apagamento desse Brasil que acreditamos”, confessa o artista.

Mateus Moura é um multiartista paraense que atua na música, no teatro e no cinema. Sua obra musical teve início em 2010 com a banda “Les Rita Pavone”, da qual foi integrante por 10 anos e, recentemente, lançou trabalhos assinados com seu próprio nome e com o grupo “Manto”, uma das bandas finalistas das Seletivas Se Rasgum 2019. Tanto a obra solo quanto o grupo têm registros disponíveis nas plataformas de streaming e terão companhia em breve. Mateus está em processo de produção de três álbuns: um do Manto, outro solo no estúdio Guamundo, de onde saiu o recém lançado single “Manhãzinha”, e outro no Estúdio dos Bichos, que apresenta como primeiro fruto a música “Viva Chico Braga”. Sem pressões de estilos predefinidos ou ansiedades de se encaixar no mercado musical de uma forma óbvia, o trabalho de Mateus Moura surge da fluidez do processo artístico e é dela refém.

LANÇAMENTO DO SINGLE “VIVA CHICO BRAGA”

7 de setembro, a partir de 00h, em todas as plataformas de streaming

Mais informações - http://instagram.com/mateusmourainsta

FICHA TÉCNICA “VIVA CHICO BRAGA”

Composição e Voz: Mateus Moura

Curimbós: Flávio Gama, Adilson Santos, Loba Rodrigues

Maracas: Antônia Conceição, Simone Viana, Camila Rodrigues e Dani Gatinho

Banjos: Roberta Costa e Marcelino Santos

Caixas: Cah Lima e Caio Azevedo

Sopros: Marcos Sarrazin

Conga: Larissa Medeiros

Coro: Otânia Freire, Karimme Silva, Larissa Medeiros, Gabriel Gaya, Arthur da Silva, Cuité Marambaia

Cuidadora vocal de Mateus Moura: Tainá Coroa

Produção Musical: Mateus Moura, Luan Sanches, Reebs Carneiro, Flávio Gama, Otânia Freire, Larissa Medeiros e Marcos Sarrazin

Técnicos de gravação: Luan Sanches e Daniel Kahwage

Gravado, mixado e masterizado no Studio dos Bichos/PA

A arte do single foi criada a partir do encontro da artista visual Kerolayne Kemblim com o acervo fotográfico de Cris Salgado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias