plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CONHEÇA

Projeto 'O que Cresci Ouvindo' fala sobre música e história do Brasil

O nordestino Ivan Lima é historiador, atualmente faz pesquisa musical na Universidade do Porto, em Portugal, e criou há três meses o Instagram "O que Cresci Ouvindo". O objetivo do projeto é discutir discos da Música Popular Brasileira (MPB) de acordo com

Imagem ilustrativa da notícia Projeto 'O que Cresci Ouvindo' fala sobre música e história do Brasil camera Historiador une música com história do Brasil no Instagram | Reprodução/Instagram

O nordestino Ivan Lima é historiador, atualmente faz pesquisa musical na Universidade do Porto, em Portugal, e criou há três meses o Instagram "O que Cresci Ouvindo". O objetivo do projeto é discutir discos da Música Popular Brasileira (MPB) de acordo com o momento histórico do Brasil no qual eles foram lançados.

"Fiz uns convites ao Chico César, Marcos Valle, Zeca Baleiro, ao Valter Hugo Mãe (um grande amigo de cá) e ao Odair José. E todos participaram em vídeos (sobre seus discos)", disse Ivan. "Desde o início de Maio estamos além do vídeo, com uma proposta de bate papo às quartas-feiras (lives as 19h) . É uma conversa no Instagram (uma live) onde os músicos falam um pouco das referências musicais de infância, adolescência e é claro, atuais. (O que cresceram ouvindo). Além das suas relações com os momentos históricos das obras", explica o historiador.

Além disso, os convidados também falam da trajetória, opções de canções e o sentido do disco como obra completa. Desde título, capa e ordem das faixas. Ivan também fala que parte da pesquisa dele como historiador é utilizada para incluir material ligados a música, sejam documentos do Arquivo Nacional, indicação de documentários musicais e entre outros.

No mês de maio, Ivan conversou com China, Fernando Catatau, Márcia Castro e Juliano Holanda. Em junho, os convidados foram: Sarah Oliveira, Otto, Marcelino Freire, e a Almério. Karina Buhr estreou o mês de julho e Odair José e Dani Black já são os próximos confirmados.

Odair José participará da próxima live, na quarta-feira (8)
📷 Odair José participará da próxima live, na quarta-feira (8) |Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias