plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OUÇA!

Pelé do Manifesto lança álbum e traz participações de vozes femininas 

Tendo a black music dos anos 1980 como inspiração, da sonoridade ao visual, chega hoje às plataformas digitais “Gueto Flow, Preto Show”, novo álbum do rapper Pelé do Manifesto pelo selo Natura Musical. O trabalho apresenta nove músicas inéditas e o sucess

Imagem ilustrativa da notícia Pelé do Manifesto lança álbum e traz participações de vozes femininas  camera Pelé do Manifesto reuniu sua produção de cinco anos para cá e agora lança tudo com nova roupagem associando rap e black music. | Maycon Nnunes

Tendo a black music dos anos 1980 como inspiração, da sonoridade ao visual, chega hoje às plataformas digitais “Gueto Flow, Preto Show”, novo álbum do rapper Pelé do Manifesto pelo selo Natura Musical. O trabalho apresenta nove músicas inéditas e o sucesso “Eu Sou Neguinho”, com uma nova roupagem. Com o show de lançamento adiado, o músico realiza uma live mostrando todo o novo repertório no dia 4 de abril, pelo Instagram.

Pelé do Manifesto tem uma trajetória de 12 anos no rap, conquistando seu espaço no gênero com letras e versos que denunciam a realidade do negro da periferia de Belém, além de uma voz e intensidade em suas apresentações ao vivo que impactam o público logo que conhecem seu trabalho. Ele explica que para esse disco, em que traz sua produção dos últimos cinco anos, artistas como Tupac, Edi Rock e Rincon Sapiência foram referências importantes assim como, especialmente, o álbum “Boogie Naipe”, de Mano Brown.

“Eu tive contato com o ‘Boogie Naipe’ desde o início da produção dele. Estava por São Paulo com o Mano Brown e fui tendo esse contato. Quando ele lançou, fui uma das primeiras pessoas a ouvir. Eu já curtia black music dos anos 1980 e gostei demais, também tinha referências de séries como ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, com suas músicas dos anos 1980, e algumas dos anos 90. Foi uma construção até resolver fazer o meu disco”, afirma.

E foi uma longa produção durante três anos. “O rap tem uma dificuldade no país inteiro, de ter alguém que produza, ter estúdio para gravar. Eu sempre tinha as letras e não conseguia gravar, só comecei a ter acesso a gravar a partir de 2016, quando ‘Eu Sou Neguinho’ estourou”, conta Pelé do Manifesto. Com várias músicas escritas entre 2015 e 2018, ele resgatou aquelas que cabiam no conceito do álbum, incluindo a faixa-título.

Sobre as letras e suas sonoridades, ela explica que geralmente o hip hop já traz temas pré-estabelecidos e seu próprio trabalho sempre foi muito voltado à questão racial. “Então, todas elas trazem muito disso e estão interligadas, o que eu trouxe foi uma sonoridade para elas. A maioria só tinha uma batida, a letra. Com o Marcel Barreto, produtor musical do álbum, fui trabalhando para dar a elas essa linguagem do rap com a black music”, descreve.

ROMANCE

O conjunto de músicas ainda apresenta ao público uma faceta pouco conhecida das composições do artista, que são letras com toque de romance. “A black music também é sentimento, é dançar coladinho. No disco tem uma música que chama ‘Sei Lá’, que fala somente sobre sentimento, além de ‘Rotina’, que ali no meio fala sobre isso”, adianta ao público. “Gueto Flow, Preto Show” conta ainda com participações das cantoras Luê, Malu Guedelha (O Cinza) e Marisa Brito.

“Acho que cada disco que a gente faz traz uma sensação diferente. Eu fico feliz em reunir todo o trabalho de cinco anos para cá e lançar tudo com nova roupagem, tudo instrumentado, porque geralmente faço só o rap com a batida do DJ. E ter a participação de pessoas como a Malu me faz ter essa comunhão de artistas de estilos diferentes, mas que se entendem. Fico feliz em dar esse passo com o rap, que não é muito visto como música, só como um moleque que faz som na esquina. Ingressar na música paraense traz uma sensação de euforia”, afirma.

LIVE

O artista já estava com show de lançamento do disco marcado para o dia 4 de abril, mas precisou adiar os planos, ainda sem uma data prevista, devido às recomendações de saúde em relação à pandemia do coronavírus. A alternativa, para entrar em contato com o público foi agendar uma apresentação ao vivo pelo Instagram. “Vamos fazer essa live, eu e o Marcel Barreto, apenas guitarra e voz com algumas programações. Será um minishow para a galera sacar um pouco do que é o álbum ao vivo. Eu sou bem explosivo no palco, então prefiro ao vivo do que gravado. Assim, vamos usar dessa que tem sido a grande ferramenta dos artistas - a internet”, comenta.

CONHEÇA

Lançamento do disco “Gueto Flow, Preto Show”, de Pelé do Manifesto

Quando: Hoje, nas plataformas digitais (Spotify, Deezer e Apple Music)

Live pelo Instagram

Quando: 4 de abril

Onde: @peledomanifesto

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias