plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NÃO PERCA!

 Vídeos-performance, fotografias, pinturas e objetos da drag Allyster Fagundes em exposição

A artista traz a beleza e os mistérios do fundo das águas para a exposição "Revérbero"

Imagem ilustrativa da notícia  Vídeos-performance, fotografias, pinturas e objetos da drag Allyster Fagundes em exposição camera A exposição "Revérbero" será exposta no Centur | Edielson Shinohara/Divulgação

O secular mito da sereia e o recente conceito de drags "Themonias", criado em Belém do Pará, são as grandes referências da primeira exposição solo realizada por Allyster Fagundes, disponível para visitação a partir de segunda-feira (7) até o dia 3 de janeiro, na galeria Theodoro Braga, localizada no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém.

Com curadoria do professor e artista Orlando Maneschy, “Revérbero” é composta por uma série de vídeos-performance, fotografias, pinturas e de um acervo de objetos pessoais. “Sua instalação é uma delicada ode às ilhas que o compõem, rica em detalhes e atmosferas sofisticadas. É a arte como pesquisa que chega a público com o frescor da brisa marinha e a força dos corpos que clamam por seu lugar de existência”, explica o curador.

Allyster é jornalista e, atualmente, mestrando em Artes, na Universidade Federal do Pará. Nas redes sociais, produz conteúdo voltado à comunidade LGBTQI+. O projeto é um dos resultados da pesquisa do estudante, intitulada " O caminho que me fez chegar ao 'Eu Drag' ", voltada às descobertas vivenciadas na criação da dragqueen do artista, que recebe o mesmo nome dele. Para Allyster, a exposição representa um marco para a comunidade drag belenense e demonstra que essa arte pode estar além dos palcos e casas de show.

“Ter drags que produzam conhecimento científico sobre elas mesmas é fundamental para que no futuro, as novas gerações conheçam, de fato, quem nós somos pelo nosso olhar. Eu me descobri drag produzindo e estudando esse movimento artístico e hoje me sinto no dever de ocupar cada vez mais espaços ditos não convencionais, levando conhecimento sobre a arte drag”, afirma o jornalista.

"Revérbero" conquistou o primeiro lugar no “Prêmio Branco de Melo - Apoio a Produção Artística", um programa de incentivo à arte e à cultura da Fundação Cultural do Pará. O edital premiou 7 projetos com 5 mil reais, isenção no valor do aluguel da galeria e suporte de equipamentos técnicos básicos para a exposição.

O artista enxerga este trabalho como um novo momento na sua carreira. “Eu já percorri outras linguagens artísticas, como o teatro e o audiovisual e acredito que este projeto seja um encontro de todas essas vivências e eu espero que ele abra caminhos para outras drags e instigue a população a conhecer a arte que as 'Themônias' produzem aqui em Belém”, diz Allyster.

A exposição foi co-produzida pela Cyn Produções, responsável pela criação audiovisual junto ao idealizador, e também conta com a participação da artista. Rafael Matheus Moreira assina uma das obras em exposição e, Tarik Coelho, responsável pela iluminação da galeria.

Conheça a artista:

Serviço:

Exposição Revérbero na galeria Theodoro Braga.

Período para visitação: 07/12 a 03/01 de 2021

Horário: das 10h às 16h.

Entrada gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias