plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DEBATES

Palestra do Prêmio Diário  Contemporâneo discute documentação e arquivo da fotografia

A palestra integra o eixo “Arquivo, Documento e Documentário”

Imagem ilustrativa da notícia Palestra
do Prêmio Diário  Contemporâneo discute
documentação e arquivo da fotografia camera Reprodução

O 11º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia segue com sua programação de encontros e conversas nesta quinta-feira, às 19h, com a palestra do professor e pesquisador James Roberto Silva. Com transmissão pelo canal do projeto no YouTube, ele fala sobre “O Ontem e o Hoje da Fotografia: Dimensões Documental, Arquivística e Social de um (Não) Artefato”.

Em 2013, estimava-se que 125 bilhões de imagens fossem compartilhadas na rede mundial de computadores por ano. De lá para cá, este número não parou de crescer, ainda mais se pensarmos que só o Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2019. Vivemos agora uma profusão de imagens.

“Partindo da constatação sobre as transformações por que a fotografia vem passando nos últimos anos e ancorada na história e na cultura material, a exposição convida à reflexão, articulando indagações em torno de questões acerca dos pilares sobre os quais a cultura ocidental construiu seu modo de percepção, sobre a materialidade da imagem digital e sobre os problemas e exigências que esse cenário impõe à prática de guarda, preservação e classificação [de imagens]”, explica James Roberto Silva, que é mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Desde 2004, ele é professor de História Contemporânea e História da Arte do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas e pesquisador do Polis - Núcleo de Pesquisa em Políticas, Instituições e Práticas Sociais. Também é autor do livro “Doença, Fotografia e Representação Revistas Médicas em São Paulo e Paris, 1869-1925” (Edusp, 2009).

A palestra integra o eixo “Arquivo, Documento e Documentário”, proposto por Sávio Stoco, integrante do comitê científico responsável pela programação de palestras e debates desta edição, ao lado das artistas Heldilene Reale e Ceci Bandeira. É Stoco que realizará a mediação da programação, ele que é professor do curso de Arte Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), além de mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp. Sua pesquisa no campo da História da Arte, se atém atualmente ao repertório de produções artísticas/visuais amazônicas na interface com a ecologia.

VIRTUAL

11º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Palestra “O Ontem e o Hoje da Fotografia: Dimensões Documental, Arquivística e Social de um (Não) Artefato”, com James Roberto Silva.

Quando: Hoje, às 19h

Onde: Canal do Prêmio Diário Contemporâneo no YouTube

Realização: jornal DIÁRIO DO PARÁ

Apoio institucional: Museu do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museus, Secult e do Museu da UFPA; colaboração da Sol Informática

Patrocínio: Alubar

Patrocínio master: Vale

Informações: (91) 98367-2400

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias