plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Espaços paraenses integram Primavera dos Museus com conversas e oficinas on-line

O calendário também inclui as oficinas “Sala dos Sentidos” e “Mídias Móveis e Animação”, com inscrições divulgadas em breve

Imagem ilustrativa da notícia Espaços paraenses integram Primavera dos Museus com conversas e oficinas on-line camera Mauro Ângelo

Os museus do Estado foram reabertos para visitação desde julho, mas também continuam a integrar iniciativas de programação virtual, como é o caso da 14ªPrimavera dos Museus, coordenada pelo Ibram-Instituto Brasileiro dos Museus, e que reúne instituições de todo o país, até sexta-feira, 25, com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”. A participação paraense tem lives diárias com bate-papo, que abordam a relação entre tecnologia, museus, memória e contemporaneidade. O calendário também inclui as oficinas “Sala dos Sentidos” e “Mídias Móveis e Animação”, com inscrições divulgadas em breve.

Emanoel Júnior, da Coordenação de Documentação e Pesquisa do Sistema Integrado de Museus do Estado (SIM), responsável por organizar a programação, aponta que “a presença cada vez mais ostensiva dos museus na web certamente garantirá o acesso de um número cada vez maior de pessoas com diferentes perfis sociais aos seus conteúdos”. Por aqui, os museus que integram o SIM já haviam participado da edição virtual da Semana Nacional de Museus com sucesso, assim como vêm aos poucos retomando as visitas presenciais.

Na abertura da programação, ontem, a professora do curso de Museologia da UFPA, Carmem Silva, já debatia as “Experiências em Tecnologias Digitais para Preservação do Patrimônio Cultural” - com gravação ainda disponível no YouTube. Hoje, às 17h, Bethe Ponte (BA) e Sue Costa (Museu Emílio Goeldi) abordam “Arte e Ciência: Museu como espaço de acolhimento no contexto da pandemia”, com mediação de Anselmo Paes, diretor do Museu do Círio. “A gente observa que a sociedade em geral tem uma vida que também gira em torno do mundo virtual, então os museus precisam acompanhar”, apontou Carmem.

+ENCONTROS

A semana ainda reserva muitos temas e convidados imperdíveis. Amanhã, às 17h, Hugo Menezes (UFPE) é um dos convidados a falar sobre “Museu, Tecnologia e Comunicação”, seguido, às 20h, de um bate-papo sobre “Jogos Eletrônicos e Gamificação do Patrimônio Cultural, com Marili Bassini, professora da educação básica, e Manoel Ribeiro, da Unifessp. Na quinta-feira, às 17h, o curador e crítico de arte John Fletcher fala sobre “Arte Moderna Brasileira e Paraense”.

Na sexta-feira, às 17h, a conversa é sobre “Memória e Redes Sociais”, com Robson Santos e Daniel Sampaio, criadores das páginas “Nostalgia Belém” e “Rio Antigo”, ambas com milhares de seguidores nas redes sociais. Outro momento especial da programação será uma live com o historiador Aldrin Figueiredo, quinta-feira, às 20h, comentando a obra “A Conquista do Amazonas”, de Antônio Parreiras.

Pode ser uma programação virtual, mas também um grande estímulo para que o público visite pessoalmente os museus. “É muito importante a gente verificar o que está acontecendo não apenas em relação a uma disparidade de uma ferramenta de acesso e difusão do conhecimento [a internet], mas como isso está se transformando numa espécie de grande linguagem museal. É algo interessante de se perceber, ainda que não substitua a experiência presencial”, diz o diretor do SIM, Armando Sobral.

ACOMPANHE

14ª Primavera dos Museus

Quando: Até sexta-feira, 25.

Programação nacional: eventos.museus.gov.br/docs/ 14PRIMUS/ guiadaprogamacao.pdf

Programação do SIM/Pará

Onde ver: Youtube/Secult Pará

Programação completa: Instagram @secultpara

Funcionamento dos Museus

Quando: Terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; área externa do Forte do Presépio, até 18h;

Quanto: Entrada franca para todos os públicos, de hoje até sexta-feira, 25.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias