plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
BAGUNÇA DA CASA E DA MENTE

Criar novos hábitos e lidar com etapas pode fazer toda diferença no emocional no isolamento

“Organização e qualidade de vida andam lado a lado”, garante a personal organizer Rafaela Oliveira, criadora do canal “Organize Sem Frescuras”, no YouTube. E nesse período de home office, home schooling e tarefas domésticas que não acabam mais, algumas di

Imagem ilustrativa da notícia Criar novos hábitos e lidar com etapas pode fazer toda diferença no emocional no isolamento camera Rafaela Oliveira criou vídeos com dicas para ajudar quem está atolado na bagunça doméstica em tempos de home office e home schooling | Divulgação

“Organização e qualidade de vida andam lado a lado”, garante a personal organizer Rafaela Oliveira, criadora do canal “Organize Sem Frescuras”, no YouTube. E nesse período de home office, home schooling e tarefas domésticas que não acabam mais, algumas dicas para colocar tudo em ordem podem ajudar no bem-estar mental. “[Em isolamento social] É tudo muito diferente e muito intenso!”, ela comenta, em um dos vídeos sobre o assunto criados especialmente para a plataforma “Com Você”.

Rafaela começa ensinando que, antes de organizar a casa e a vida, é preciso organizar a mente. Por isso, ter sempre um bloquinho de anotações, principalmente ao lado da cama, é a primeira dica. “Para quem não sabe por onde começar a se organizar, a minha dica é fazer listas de tarefa. Pode ser no papel, pode ser em um aplicativo, o que funcionar para você”, orienta.

“Fica mais fácil de você controlar o que tem para fazer no outro dia. Dessa forma você consegue aliviar tudo o que você tem na cabeça, e tem uma qualidade de sono a mais”, aponta.

Nessa lista devem ser colocadas as tarefas prioritárias sempre no topo, e em baixo, as demais, para serem desenvolvidas ao longo do dia. “Não exagere na quantidade de tarefas porque pode ser que você não consiga cumprir no final, e aí dá aquele desânimo”, alerta.

Se você quiser, além de estabelecer uma ordem de prioridade entre as tarefas, pode estipular um tempo de realização para cada uma delas. “Dessa forma você trabalha mais focado e não procrastina”, explica.

Um hábito que também funciona é organizar imediatamente. “A melhor dica é: primeiro defina lugar específico para cada coisa. E no final do dia, você devolve cada uma a seus devidos lugares”, ensina.

Outra dica é ter um produto organizador - pode ser uma cesta, uma sacola - a ser deixado em um canto da casa. “Você vai percorrer a casa recolhendo os objetos que não pertencem àquele determinado ambiente. No final do dia, você pode envolver a família e devolver cada objeto no seu devido lugar”, explica. Ao criar o hábito de devolver os objetos diariamente, a casa vai se manter toda organizada - “e melhor, você ter uma paz tão grande!”, brinca.

ROTINA

Assim, a palavra-chave é criar novos hábitos. O que só é possível se você repetir a mesma tarefa todos os dias durante um bom período de tempo até que aquilo se naturalize na sua rotina. “Quer começar de uma forma bem simples? Arrumar a cama”, indica Rafaela. “Leva menos de 5 minutinhos e já dá uma diferença não só na organização como na decoração do quarto; mas, melhor, se você inicia o seu dia fazendo uma pequena tarefa, você vai conseguir concluir as outras tarefas de uma forma mais astral”, completa.

Entre as tarefas que cabem nessa rotina, que combina organização e bem-estar, ela dá outra dica: nunca vá dormir com a pia cheia de louças. “É muito gostoso você acordar e ver a cozinha organizada, isso te dá um astral para você começar o seu dia”, aponta.

Outra dica é manter o foco em cada atividade a que você se propõe naquele momento. “Se você foca no que está fazendo, realiza aquilo com mais eficiência e mais rápido; sobra mais tempo para outras coisas depois”, explica. Ela também recomenda que se coloque o celular em “modo avião” - ou seja, desconectado do sinal - durante aquele período de tarefa, seja 10 ou 30 minutos. “O telefone acaba tirando o nosso foco, então para ganhar tempo, principalmente nesses momentos que a gente está mais em casa, foque!”, reforça.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias