LITERATURA

Romance-reportagem aborda história dos famosos hidroaviões na Amazônia

domingo, 05/04/2020, 09:32 - Atualizado em 05/04/2020, 09:32 - Autor: Redação


O jornalista e escritor Octávio Pessôa construiu um romance permeado por muitos dados e curiosidades reais a respeito dos Catalinas.
O jornalista e escritor Octávio Pessôa construiu um romance permeado por muitos dados e curiosidades reais a respeito dos Catalinas. | Divulgação

O jornalista, advogado e escritor Octávio Pessôa lança, na próxima quinta-feira, 9, o livro “Asas de um Rio – A Saga dos Catalinas na Amazônia”, misto de romance com reportagem em que Octávio conta a história de um curumim apaixonado pelos aviões Catalinas que amerissavam nas águas barrentas do rio Amazonas e seus afluentes. Sintonizado com a campanha #fiqueemcasa, em tempos de coronavírus, o lançamento será virtual: a partir das 18h30, no Facebook, e às 19h30, no Instagram.

Prefaciado pelo poeta e escritor Daniel da Rocha Leite e avalizado pelos professores e escritores Romero Ximenes Ponte e Benilton Cruz, o romance registra a fase áurea dos Catalinas na Amazônia. As origens do hidroavião e sua atuação durante a 2ª Guerra Mundial, tanto na Europa como na costa brasileira, são resgatadas em meio à trama, onde o autor também esclarece fatos pouco conhecidos mesmo por entendidos no tema, como o nome Catalina não ter sido o primeiro a batizar o avião.

Octávio divide a obra de maneira peculiar, sem usar capítulos. Seguindo o personagem e seu destino ligado à paixão pelos aviões, o autor usa as formas de comunicação de época para sinalizar ao leitor a mudança de tempo.

A história alcança fatos históricos contemporâneos e ainda traz um glossário com termos de aeronavegação, além de fotografias que ilustram os fatos descritos.

Nascido em Parintins (AM), mas radicado em Belém desde 1970, Octávio Pessôa ocupou importantes cargos públicos e hoje dedica-se à pesquisa e à produção literária. É membro vitalício da Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará e da Academia Paraense de Jornalismo. “Asas de um Rio - A Saga dos Catalinas na Amazônia” é o segundo livro dele. Em 2012, ele lançou o livro de crônicas “Causos Amazônicos”, reeditado em 2015, quando chegou também a Portugal, com lançamento nas cidades de Lisboa, Porto, Óbidos, Aveiro, Estarreja e Coimbra.

LANÇAMENTO

Livro “Asas de um Rio - A Saga dos Catalinas na Amazônia”

Quando: Quinta-feira, 9 de abril, às 18h30 e às 19h30

Onde: Facebook/Octavio Pessoa; e Instagram @octaviopessoa

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS