plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
JUNTINHO DO PÚBLICO

Vanguart prepara show acústico com gravação para próximo DVD em Belém

Juntinho do públicoVanguart faz show acústico no Gasômetro com gravação para próximo DVD da bandaConhecidos por sucessos como “Meu Sol”, “Mi Vida Eres Tu” e “Semáforo”, a banda mato-grossense Vanguart apresenta ao público paraense mais uma edição do show

Imagem ilustrativa da notícia Vanguart prepara show acústico com gravação para próximo DVD em Belém camera Em formato reduzido, o projeto do Vanguart reúne Reginaldo Lincoln, Fernanda Kostchak e Hélio Flanders | Nina Bruno/Divulgação

Juntinho do público

Vanguart faz show acústico no Gasômetro com gravação para próximo DVD da banda

Conhecidos por sucessos como “Meu Sol”, “Mi Vida Eres Tu” e “Semáforo”, a banda mato-grossense Vanguart apresenta ao público paraense mais uma edição do show “Acoustic Night”, contando com três de seus integrantes: Helio Flanders, Reginaldo Lincoln e Fernanda Kostchak. A apresentação, que ocorre neste sábado, às 20h30, no Teatro Estação Gasômetro, será a primeira a ser gravada para compor o próximo DVD da banda.

Com músicas de todos os discos, o repertório irá contar também com o single “Sente”, lançado em dezembro do ano passado, “e talvez uma música nova, que sai dia 20 de março, ‘O Amor É Assim’”, conforme antecipa o vocalista Hélio Flanders: “E que estamos pensando em mostrar com exclusividade para o público de Belém”, avisa.

Segundo ele, o formato do show é pensado de forma que uma música acabe puxando a outra - “a gente tenta dialogar entre elas”, explica. Mas há também algumas quebras. “Entram umas de amor e depois ‘Nessa Cidade’, que é superdramática, e isso é muito o Vanguart, a gente gosta de trabalhar extremos de dor e felicidade, de amor compartilhado a dois e da solidão extrema. Acho que acaba contemplando extremos do ser humano”, afirma.

O músico confessa que esse tem sido o seu formato de show favorito. “Ele é o show mais vivo, mais íntimo, mais verdadeiro da banda, onde a gente consegue ver as canções quase da forma como foram escritas, sem contar que trabalha muito o improviso, você começa uma música e não sabe como vai terminar. Não é exagero dizer que cada noite sai de um jeito”, diz Hélio.

Todo esse clima espontâneo de tocar é permitido pela própria redução do número de integrantes no palco. “Dá para mudar as coisas no meio da música e é mais fácil isso ser compreendido e receber a resposta dos outros. A Fernanda vê eu fazer uma frase no violão e já acompanha ao violino”, explica.

GRAVAÇÕES

Desde o último show do Vanguart na capital paraense, em 2017, Hélio conta que a banda tem se encontrado e feito canções de novo juntos. “Eu estou compondo bastante, o Reginaldo também, e a Fernanda sempre está trazendo ideias. Além disso, estamos sempre viajando, tentando aproveitar esse momento de união, que está muito gostoso”, diz.

E mesmo depois de 15 anos de estrada, Hélio garante que a banda segue descobrindo sensações novas a partir do trabalho. “Ainda faz muito sentido para a gente estar tocando juntos”, afirma. E foi na vontade de registrar também como a relação com os palcos é prazerosa que os músicos decidiram, a partir do show em Belém, gravar todas as apresentações do “Acoustic Night”.

“Queremos reunir isso para um documentário que vamos lançar em DVD. Decidimos começar por Belém por ser uma etapa importante. Os shows em Belém são sempre históricos, com um público inacreditável, que isso tinha que ter no projeto”, elogia o cantor e compositor.

Hélio prefere nem pensar muito em suas expectativas para reencontrar o público paraense. “Eu não estou pensando muito senão fico nervoso. Estou muito feliz de começar por aí as gravações. Sentimos uma conexão muito forte com o calor do público em Belém. Eu olho os fãs de 18 anos e penso o quão parecidos eles são comigo quando eu a mesma idade”, destaca o artista.

Essa renovação do público também emociona o grupo. “Isso reforça o sentimento de que as bandas que gosto não pertencem a nenhum tempo. Hoje temos público da minha idade, 35 anos, e que seguem os shows ou que descobriram a banda ontem; e gente com 21 anos, para quem as músicas lá do início, 15 anos atrás, ainda fazem sentido”, comemora. Ele compara ao sentimento que tem por seus próprios ídolos, como Beatles e Legião Urbana. “Vejo que aquilo vai fazer sentido, não importa a idade que você tenha. E se isso acontece com as músicas do Vanguart, penso que muito da minha missão de escrever já foi cumprida. Eu sei o quanto foi importante ouvir pessoas com quem me identificasse na adolescência. Não fosse John Lennon, a Ângela Ro Ro, o Renato Russo, eu não estaria aqui hoje. São artistas falando sobre amor, solidão, de maneira que me senti menos só naquele momento. E se isso acontecer com o Vanguart, é um presente para nós”, conclui.

Serviço:

“Acoustic Night”

com Vanguart

Quando: Sábado, 7, às 20h30 (abertura do teatro às 19h30)

Onde: Teatro Estação Gasômetro (Av. Magalhães Barata, 830, Parque da Residência - São Brás)

Quanto: R$ 60 (3°lote/meia-entrada solidária, mediante doação de 1kg de alimento

não-perecível)

Classificação: 16 anos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias