plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONFIRA!

Guitarrada Experimental: Paraenses lançam EP de explosão rítmica

Para quem conhece a guitarrada, sabe muito bem que o ritmo, criado pelo Mestre Vieira, virou febre nos anos 80, e até hoje faz todo mundo dançar. Os músicos da banda "Pegando a Beira", resolveram ousar e misturar o ritmo com algumas coisas, como o carimbó

Imagem ilustrativa da notícia Guitarrada Experimental: Paraenses lançam EP de explosão rítmica camera Divulgação

Para quem conhece a guitarrada, sabe muito bem que o ritmo, criado pelo Mestre Vieira, virou febre nos anos 80, e até hoje faz todo mundo dançar. Os músicos da banda "Pegando a Beira", resolveram ousar e misturar o ritmo com algumas coisas, como o carimbó, lambada, brega, e um algumas doses de cúmbia, baião, e muitas pitadas de rock e eletrônico.

O resultado poder ser ouvido no primeiro EP do grupo, que lançará o projeto de música instrumental regional na próxima quinta-feira (17).

A “explosão” rítmica é consequência de mais de dez anos de dedicação do músico e produtor Lelo Carvalho.

“Desde minha adolescência, lá na década de 90, sempre fui muito curioso com relação à captação de áudio e produção musical e a Guitarrada sempre me chamou muita atenção pela sonoridade, improviso e de como aqueles caras faziam todo esse som por puro instinto, por puro feeling. Então, comecei a criar meus próprios temas e registrei tudo do jeito que dava, em k7, depois nos primeiros programas de edição de áudio que a gente tinha acesso livre”, afirma Lelo, que toca desde os 15 anos e hoje tem 36.

A banda

As composições de Lelo passaram algum tempo engavetadas, enquanto isso, outros projetos surgiram e mais influências foram adquiridas. Há menos de um ano, Lelo conversou com o baterista Mariano Júnior, mostrou as composições e recebeu o feedback que queria.

Mariano resolveu convidar o baixista Henrique Maia, e assim surgiu “Pegando a Beira”.

“Eu e Lelo já nos conhecíamos fazia muitos anos. Sempre tocamos nos mesmos lugares com nossas bandas distintas. Um belo dia ele me ligou e disse que queria me mostrar umas coisas. No outro dia eu estava na casa dele, ouvimos algumas criações, então eu pensei 'era isso que eu queria fazer'. Pouco tempo depois, já estávamos ensaiando e arriscando tocar em alguns lugares”, explica Mariano.

Lançamento

O EP, será lançado na próxima quinta-feira (17), no Apoena (casa de cultura referência em apoiar a produção independente regional), e conta com cinco faixas que são uma pequena parte do trabalho que eles tem concretizado. A apresentação vai mostrar um pouco da identidade do "Pegando a Beira.

“Como já temos bastante coisa composta, a gente precisou fazer um trabalho bem criterioso de seleção das músicas, que tivesse um pouquinho de cada influência nossa e deixasse isso bem claro pra quem nos ouvisse nesse primeiro EP”, diz Lelo.

“Quando falamos que nós tocamos Guitarrada, que é a essência do nosso trabalho, as pessoas já tem uma ideia formada sobre a sonoridade. Mas a ideia é mostrar que nosso som vai além disso. O objetivo é sim tocar guitarrada, mas também deixar bem escrachado todas as influências que temos”, explicou.

Participações especiais

Nomes como Félix Robatto, uma das grandes referências da música paraense; Bruno Rodriguez, da banda Reggaetown; Camila Barbalho, da banda B3; Layse Rodrigues, da banda Farofa Tropikal; Bruno Rabelo, representando o Clube da Guitarrada; e do guitarrista Odirlei Almeida farão parte da apresentação.

O DJ Jack Saínha irá abrir a noite, comandando as pick ups e, logo após o show, quem assume os beats é o DJ goiano Bruno Caveira.

Segundo o baixista Henrique Maia, o momento pretende ser uma celebração musical que vai dar início à divulgação em massa do trabalho. “Nós queríamos que esse lançamento fosse ainda em janeiro, pois sabemos que tem muita coisa pra rolar ao longo do ano. Passamos o final de 2019 articulando tudo pra que isso acontecesse. Esperamos que o resultado agrade o público, pois ele tá sendo feito com muito carinho e dedicação”, conclui.

Na próxima quinta-feira (17), o EP “Pegando a Beira” vai estar disponível nas principais plataformas digitais e será divulgado nas redes sociais da banda Instagram e Facebook.

Serviço:

Lançamento EP “Pegando a Beira”

Onde: Apoena (Duque de Caixias com Antônio Baena/altos)

Quando: 17/01/2020

Valor: ingressos a 10 reais (antecipado)

Informações: 98093-9703

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias