plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PANORAMA

10ª edição do Foto em Pauta irá destacar a fotografia do Norte do país

O Pará entrou na rota da 10ª edição do “Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta”, um dos mais importantes eventos do segmento fotográfico do país. Além de visitar a cidade em um encontro prévio, para dialogar com artistas locais e apresentar

Imagem ilustrativa da notícia 10ª edição do Foto em Pauta irá destacar a fotografia do Norte do país camera Este ano o “Foto em Pauta” estreia laços com a produção paraense, uma das mais profícuas e importantes do país | Wagner Almeida

O Pará entrou na rota da 10ª edição do “Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta”, um dos mais importantes eventos do segmento fotográfico do país. Além de visitar a cidade em um encontro prévio, para dialogar com artistas locais e apresentar a proposta da edição 2020 do festival, o “Foto em Pauta” este ano irá destacar a produção feita no Norte do país - do qual a produção paraense é uma das de maior destaque.

Uma equipe de organizadores do “Foto em Pauta” esteve semana passada em Belém para uma conversa com fotógrafos na sede da Fotoativa. Na ocasião foi apresentado o histórico do festival e as oportunidades de participação que ele está ofertando pelas convocatórias públicas a serem realizadas, de olho em especial nos artistas da região. Chamada de Expedição Norte, a viagem que começou por Belém ainda segue por Manaus, onde chega hoje, e mais Rio Branco e Porto Velho.

“A gente sabe da força do Pará na fotografia, sabe da relevância da Fotoativa, um dos espaços culturais mais importantes do país. Ter começado aqui foi estratégico exatamente porque a gente sabe da reverberação, da repercussão que tem ter passado por Belém primeiro. As pessoas daqui são conectadas, têm uma certa liderança mesmo na região Norte”, explica Eugênio Sávio, idealizador e curador geral do evento. Além dele, integram a equipe na expedição ao Norte os artistas mineiros João Castilho e Pedro David, que serão os curadores da exposição durante o festival.

Pedro David e João Castilho, curadores da exposição
📷 Pedro David e João Castilho, curadores da exposição |Eugenio Savio/Divulgação

Segundo Eugênio, o objetivo central do festival é levar ao público, por meio de exposições, palestras e mesas de debates, nomes de indiscutível conhecimento teórico, técnico e artístico. A edição deste ano será realizada entre 18 e 22 de março, e a mostra sobre fotografia produzida aqui na Região Norte começou a ganhar corpo esta semana, após o contato com os fotógrafos daqui.

“Todos já estivemos várias vezes aqui em Belém participando de eventos, já ministramos oficinas, exposições, colóquios e em atividades da própria Fotoativa. Tivemos a oportunidade de estar aqui exatamente pela força que tem a fotografia aqui”, pontua Eugênio, informando que esta foi a primeira visita oficial do “Foto em Pauta” à cidade, mas vários artistas paraenses já participaram em edições anteriores do evento em Tiradentes.

Toda a programação do “Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta” é aberta ao público, sem cobrança de ingressos. Em dez anos, o festival já reuniu trabalhos de 834 fotógrafos em 100 exposições, lançou 150 livros de fotografia, realizou 137 palestras e ofereceu 122 cursos e workshops. Números que devem crescer consideravelmente com a participação dos paraenses nesta edição comemorativa.

“Realizar esta viagem para a Região Norte reforça a intenção do Festival de ser um evento de referência para a fotografia brasileira como um todo, não apenas focado no Sudeste, onde estamos”, afirma o idealizador. “Vamos apresentar obras de artistas que ainda não tiveram chance de ter trabalhos circulando nacionalmente”, convida.

DE OLHO

10º festival de fotografia de Tiradentes

Quando: De 18 a 22 de março

Onde: Centro Cultural Sesiminas (Yves Alves, Rua Direita, nº168 - Tiradentes/MG)

Convocatórias: Edital em breve no site

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias