plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LITERATURA

Escritora paraense lança livro 'Mergulho no Anticéu' em São Paulo

No próximo sábado (09), a publicitária e escritora paraense Camila Rodrigues, 30 anos, lança o livro "Mergulho no Anticéu", no Café Tectônica, bairro Pompéia, em São Paulo.Segundo a autora, "o livro  mostra como  um mergulho em si mesma pode ser revelador

Imagem ilustrativa da notícia Escritora paraense lança livro 'Mergulho no Anticéu' em São Paulo camera Divulgação

No próximo sábado (09), a publicitária e escritora paraense Camila Rodrigues, 30 anos, lança o livro "Mergulho no Anticéu", no Café Tectônica, bairro Pompéia, em São Paulo.

Segundo a autora, "o livro mostra como um mergulho em si mesma pode ser revelador. Quanto mais profundo, mais escuro, mais revelador. É também sobre sobreviver imersa em um mundo que te afoga e tira o fôlego a cada segundo. Tudo isso construído a partir de temáticas que sufocam (machismo, insegurança, perdas, saída do local de origem, entre outros)" e de elementos que reforçam a identidade e raízes da escritora.

É Camila ainda que explica que "Mergulho no Anticéu" convida o leitor a mergulhar fundo ao universo da autora, um habitar que é sempre íntimo, que é sempre um reconstruir em busca de resistir a situações do cotidiano que nos fazem perder o fôlego".

Morando há quase 4 anos em São Paulo, a autora contou com exclusividade ao DOL que "enquanto escrevia o livro, passei grande parte na biblioteca do CCSP. Lá bebi da fonte de grandes nomes da poesia ( João Cabral de Melo Neto, Ana Cristina de César, Augusto de Campos). Além destes, há poetas mulheres que admiro muito e tiveram grande influência na produção desta obra: Angélica Freitas, Hilda Hist e Jarid Arraes".

Escritora paraense lança livro 'Mergulho no Anticéu' em São Paulo
📷 |Divulgação

Mais do que isso: o fluxo e trânsito entre Belém e São Paulo, tão próximas e tão distantes, também refletem o "medo de deixar uma vida para trás e enfrentar os desafios de um novo começo. Por meio de um mergulho profundo em meus conflitos internos, retomo o fôlego sem perder as raízes de onde vim", explica Camila.

FUTURO

O livro, que custa R$37,00, deve ser lançado ao longo de dezembro, em Belém. É a cidade, inclusive, que pode ser o cenário do próximo livro da escritora: "meu plano é construir um livro a partir da narrativa de pessoas da periferia de Belém do Pará. O gênero ainda não foi definido. Mas o principal objetivo é ampliar a cena literária da minha cidade de origem e empoderar, inspirar as pessoas que vieram dessa margem social a terem orgulho de suas próprias histórias, como eu, que nasci e fui criada na periferia de Belém do Pará".

Escritora paraense lança livro 'Mergulho no Anticéu' em São Paulo
📷 |

PERFIL

Camila Rodrigues nasceu em Belém do Pará e criou-se em Ananindeua. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (Unama) e, atualmente, além de escritora, trabalha como redatora publicitária em São Paulo, onde radicou-se na Vila Mariana. É a criadora do projeto "Deixo Poesia", que espalha poemas e flores pelas ruas da capital paulista.

O projeto consiste em criar intervenções artísticas nos espaços urbanos com pequenos poemas e criar diálogos entre a rua e as pessoas. Essa ação foi divulgada pela Hysteria, núcleo de produção de conteúdo feito por mulheres. Participa do Clube da Escrita Para Mulheres desde 2017, e é integrante do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) de 2019, organizado pela Casa das Rosas. Mergulho no Anticéu é sua obra de estreia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias