plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
VERO-O-PESO

Artistas fazem perfomance em feiras de Belém. Veja o vídeo!

“Tua riqueza seja a insubstituível beleza da vida”. Esse é um dos versos que o artista Renato Torres, em parceria com Armando de Mendonça, está apresentando na performance “Ciência na Feira”.A intervenção artística faz parte da Semana Nacional de Ciência

Imagem ilustrativa da notícia Artistas fazem perfomance em feiras de Belém. Veja o vídeo! camera Armando e Renato Torres farão apresentações em algumas feiras de Belém | Reprodução

“Tua riqueza seja a insubstituível beleza da vida”. Esse é um dos versos que o artista Renato Torres, em parceria com Armando de Mendonça, está apresentando na performance “Ciência na Feira”.

A intervenção artística faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019) no Pará. Na sexta-feira, dia 25 de outubro, a performance foi realizada em pleno Mercado Ver-o-Peso.

Já neste sábado, dia 26, os artistas irão de novo à rua, a partir das 8h, no Mercado Municipal do Guamá, esquina da avenida José Bonifácio com a rua Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá.

Renato e Armando, que têm graduação em cursos de arte da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuam como parceiros da instituição no desenvolvimento de diversos projetos. Para a SNCT 2019, os artistas foram convidados a pensar em uma performance que falasse sobre o tema da Semana: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”, com muita música e poesia para o público geral.

Na performance, os artistas falam sobre a feira como um lugar propício para o desenvolvimento da bioeconomia, no qual são comercializados produtos orgânicos feitos por comunidades de base.

Através de músicas autorais, Renato e Armando apresentam o tema e interagem com os presentes e com o ambiente ao redor. A performance é feita com voz, violão, violino e o áudio de um "Bikesom" (uma bicicleta com alto falante).

TEM MAIS!

Além da performance, a programação da SNCT continua em diversos outros espaços.

Em Belém, a partir de parceria com a Infraero, estão sendo oferecidas no dia 25 de outubro, oficinas em duas escolas: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima I e Escola Estadual Ester Bandeira Gomes. No mesmo dia, ocorrem atividades sobre Neurociências em Irituia, na Escola Municipal Francisco Nunes, em parceria com a Rede Nacional de Educação e Ciência (RNEC); em Cametá, na Escola Estadual Júlia Passarinho; e em Santarém, no campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

No sábado, 26 de outubro, a partir das 9h, ocorre atividade no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro. Haverá a apresentação-oficina “Teatro-Tangram: bioeconomia pelas formas geométricas” e a dinâmica “Bolhas de Sabão”, relacionando a Matemática e a Bioeconomia.

SOBRE A SNCT

A SNCT está ocorrendo em todo o país no período de 21 a 27 de outubro de 2019, como parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promovido pelo Governo Federal.

Dentro desta programação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está realizando diversas ações de popularização da ciência por meio do projeto “Explorando o tema da Bioeconomia: conhecimento prudente para uma vida decente”, aprovado na Chamada CNPq MCTIC n. 09/2019.

Atividades como oficinas, palestras, exposições, apresentações teatrais, mostras de vídeos, entre outras, estão ocorrendo em escolas, instituições de pesquisa, aeroporto e espaços públicos de nove municípios paraenses: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Cametá, Castanhal, Igarapé-Açú, Irituia e Santarém.

O projeto conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) e da Infraero.

Na UFPA, estão envolvidas equipes de trabalho formadas por professores e alunos de diferentes unidades, a saber: o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

A SNCT é uma iniciativa capitaneada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC).

Criada em 2004, possui o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia do público por meio de linguagem acessível e atividades criativas que motivem a população a participar e se aprofundar nos debates sobre ciência. Para isso, a SNCT envolve a participação de diversas instituições, como universidades, centros de ciência, museus, escolas e outras instituições.

Para acompanhar os detalhes da programação da SNCT Pará, acesse:

• Facebook: https://www.facebook.com/snct.para/

• Instagram: https://www.instagram.com/snct.para/

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Felipe Florêncio:

(91) 98102-5276 (celular) | 98385-4654 (WhatsApp) |

(91) 3201-8699 | 3201-8700 (telefones fixos)

E-mail: [email protected]

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias