plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FESTIVAL

6º Amazônia Doc 3 em 1 terá mais de 60 filmes exibidos em edição on-line 

Começa hoje a 6ª edição do “Amazônia Doc - Festival Pan- Amazônico de Cinema”, que reúne documentaristas da Amazônia Legal até o dia 23 de setembro, em programação toda on-line pelo YouTube e pela nova plataforma de streaming da região, a AmazôniaFlix.A a

Imagem ilustrativa da notícia 6º Amazônia Doc 3 em 1 terá mais de 60 filmes exibidos em edição on-line  camera “Mestre Cupijó e Seu Ritmo”, filme de Jorane Castro. | Divulgação

Começa hoje a 6ª edição do “Amazônia Doc - Festival Pan- Amazônico de Cinema”, que reúne documentaristas da Amazônia Legal até o dia 23 de setembro, em programação toda on-line pelo YouTube e pela nova plataforma de streaming da região, a AmazôniaFlix.

A abertura será esta noite, às 19h, com o webencontro “A Floresta do Cinema e o Cinema da Floresta no Século XX e XXI”, com a participação dos cineastas Luiz Arnaldo Campos (Brasil), Eduardo Morettin (Brasil), Gustavo Soranz (Brasil), Silvio Tendler (Brasil), Edna Castro (Brasil), Camila Loboguerrero (Colômbia) e Januário Guedes (Brasil). A mediação ficará por conta do cineasta Victor Lopes, da produtora executiva e diretora geral do Amazônia Doc, Zienhe Castro, e do pesquisador Felipe Pamplona. O encerramento no dia 23 de setembro terá outro webencontro para a cerimônia de premiação dos filmes vencedores das três mostras competitivas.

“Acredito que o maior desafio da versão on-line é manter o espírito do encontro, da troca que o presencial proporciona, e no aspecto técnico é conseguir uma transmissão segura para programação”, destacou a diretora geral do evento, que além de se reinventar de forma digital, permitindo o acesso amplo para todos os países envolvidos, se tornou um evento 3 em 1.

O festival agora possui três troféus diferentes. Há a mostra principal, na qual concorrem 33 filmes e ainda as primeiras edições de dois festivais que passam a integrar o Amazônia Doc - o 1º Festival As Amazonas do Cinema, com filmes dirigidos e roteirizados por mulheres que concorrerão ao Troféu Eneida de Moraes, e o 1º Curta Escolas, voltado para estudantes de ensino médio, que vão compor a Mostra Meu Primeiro Olhar. Outra premiação importante do festival é o Prêmio Selo Ela, da distribuidora Elo Company, para projetos de longa-metragem com direção feminina. Os melhores filmes, além de serem avaliados por um júri especializado, também serão escolhidos pelo público, que poderá votar.

Ao todo, serão mais de 60 filmes documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, a serem exibidos nas três mostras, que ocorrem em datas diferentes: de 12 a 20 de setembro (Amazônia Doc); de 14 a 20 de setembro (1º Festival As Amazonas do Cinema); e de 15 a 19 de setembro (1º Curta Escolas). Entre os longas que serão exibidos, estão “Rosa Vênus”, de Marcela Morê; “Portuñol”, de Thais Fernandes; “Saudade Mundão”, de Julia Hannud e Catharina Scarpellini; “Fakir”, de Helena Ignez; “A Mulher da Luz Própria”, de Sinai Sganzerla; entre outros.

“Apesar de ser uma edição on-line, nossa programação está oferecendo um cardápio de filmes incríveis que promovem o debate e a reflexão sobre diversos temas instigantes suscitados pelas obras, assim como oficinas de formação ministradas por cineastas com muito conhecimento acumulado e muita vivência para contribuir com o público interessado na linguagem cinematográfica”, ressalta Zienhe.

Na área de formação, entre os destaques há presença da premiada documentarista Susana Lira, que irá ministrar uma masterclass sobre o “Personagem no documentário” e também realizadores/produtores do Studio Kwo (RJ), que farão uma masterclass sobre as diversas possibilidades e técnicas para o uso da VR (Realidade Virtual) em narrativas do gênero documentário.

ACOMPANHE

6º Amazônia Doc 3 em 1 - Festival Pan-Amazônico de Cinema.

Quando: Abertura neste sábado, 12, às 19h.A programação segue até o dia 23 de setembro.

Onde: Canal YouTube Amazônia Doc, com retransmissão para o Facebook Equatorial Energia.

Quanto: O acesso é gratuito.

Mais informações: no site

Programação completa: no site

Canal do Youtube: Amazônia Doc

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias