plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÊMICA

Bois anunciam data do Festival de Parintins, mas Governo nega

Na última semana, os tradicionais bois bumbás Caprichoso e Garantido, do município de Parintins (AM), anunciaram a realização do 55° Festival Folclórico de Parintins nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Imediatamente após a publicação, diversas posições contrár

Imagem ilustrativa da notícia Bois anunciam data do Festival de Parintins, mas Governo nega camera Elcio Farias/ Imprensa Garantido

Na última semana, os tradicionais bois bumbás Caprichoso e Garantido, do município de Parintins (AM), anunciaram a realização do 55° Festival Folclórico de Parintins nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Imediatamente após a publicação, diversas posições contrárias à decisão foram publicadas nas redes sociais.

O Governo do Estado do Amazonas também se pronunciou e informou que ainda não definiu a realização do espetáculo que tradicionalmente ocorre no último final de semana do mês de junho. O Governador Wilson Lima (PSC), utilizando um rede social disse que entende a importância do espetáculo para o povo de Parintins, Amazonas e do Brasil, mas que a vida é mais importante.

Ver essa foto no Instagram

O Governo do Estado do Amazonas só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular. O Governo do Estado entende a relevância do evento para os habitantes de Parintins, de todo o Amazonas e do Brasil, enquanto manifestação cultural e geradora de renda, mas não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a VIDA. #Repost @governo_do_amazonas #PraCegoVer: fotografia mostra bumbódromo com as arquibancadas vazias. #GovernoDoAmazonas #GovAM #Amazonas #FestivalDeParintins

Uma publicação compartilhada por Wilson Lima (@wilsonlimaam) em

Com o pronunciamento do Estado, o Boi Garantido lançou uma nota informando que obteve informações técnicas sobre um cenário favorável em relação à doença, e que serão apresentadas. Já o Boi Caprichoso silenciou sobre o caso.

Ver essa foto no Instagram

Nota de Esclarecimento . A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido vem de público afirmar que o anúncio sobre a realização do Festival Folclórico de Parintins 2020 vem em um momento de diminuições significativas e progressivas relacionadas a pandemia do Novo Coronavírus. Como manifestado anteriormente, o Garantido só se colocaria à disposição de realizar o evento, caso houvesse possibilidades sanitárias para isso. As informações técnicas que obtivemos são claras em relação a um cenário ainda mais favorável, e que posterior serão apresentadas. . O nosso compromisso é também com a saúde de todos nossos brincantes e colaboradores, além da nossa galera. Estamos nos preparando para trabalhar com a maior segurança possível para mostrar ao mundo a força da cultura de Parintins e do Norte como um todo. . Lembrando ainda que a luta pela promoção do Festival em 2020 é um atendimento direto a centenas de trabalhadores da arte que necessitam do Festival para o sustento dos seus lares, além da importância econômica do município como um todo. . Atenciosamente, . . Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido

Uma publicação compartilhada por Boi Bumbá Garantido (@boigarantido) em

A empresa Amazon Best, que detém os direitos de vendas dos ingressos para o Festival, publicou em seu site que o duelo dos bumbas será mesmo realizado em novembro, mesmo sem o parecer favorável do estado que é o maior patrocinador da festa.

Ver essa foto no Instagram

Vem sentir a emoção do maior Festival Folclórico do mundo. Dias 6, 7 e 8 de novembro, Parintins vai brilhar e o coração vai bater mais forte. A saudade vai dar lugar à alegria. Vamos brincar, mas com saúde e responsabilidade, cumprindo os protocolos de segurança sanitária. No evento vai ter aferição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel e distribuição de máscaras para todas as pessoas. A Amazon Best também cuidará do público em apoio às ações das instituições de saúde do estado e do município, do porto ao aeroporto, rede de hotéis, pousadas, e casas de aluguel por temporada. E no Bumbódromo, deixe o espetáculo dos bois Caprichoso e Garantido tomar conta de você. Acesse festivaldeparintins.com.br e saiba mais. Sinta Parintins.

Uma publicação compartilhada por Amazon Best (@amazon.best) em

BRIGA JURÍDICA

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) com o objetivo de averiguar a viabilidade de realização do Festival em novembro, em meio à pandemia de Covid-19.

O Padac é um procedimento instituído para reunir informações sobre o problema investigado e dar condições para a elaboração de eventual ação, recomendação ou acordo extrajudicial futuros. A preocupação da Defensoria é com a aglomeração de pessoas e o fato de o Festival atrair turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior a Parintins. “É vocação institucional da Defensoria Pública zelar para que a realização da festa não viole direitos fundamentais de índole superior, como a vida e a saúde”, explica a defensora pública Gabriela Gonçalves e o defensor público Gustavo Cardoso.

De acordo com as administrações de Caprichoso e Garantido, será possível realizar o Festival nos dias 6, 7 e 8 de novembro, pois serão seguidas normas de segurança sanitárias e, conforme estudos científicos não divulgados, está comprovada a viabilidade mesmo no contexto de pandemia.

Vale lembrar que o último boletim informativo divulgado nesta quinta-feira (16) sobre a contaminação pelo novo coronavírus aponta 3.019 casos confirmados, com 93 óbitos no município.

Reportagem de Niash dos Anjos, direto de Parintins-AM, especial para o DOL.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Entretenimento

Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

Últimas Notícias