plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NÃO PERCA!

"Terra Inundada é o meu coração" apresenta o universo das mulheres do Mercado

A partir das experiências vividas trabalhando com mulheres em seu percurso como uma das fundadoras do Aparelho – coletivo de artistas paraenses que concentra suas atividades no Porto do Sal, a artista Débora Oliveira realiza no próximo domingo (19) a e

Imagem ilustrativa da notícia "Terra Inundada é o meu coração" apresenta o universo das mulheres do Mercado camera A partir de um simples aplicativo de edição, Débora criou uma narrativa ficcional surpreendente. | Divulgação

A partir das experiências vividas trabalhando com mulheres em seu percurso como uma das fundadoras do Aparelho – coletivo de artistas paraenses que concentra suas atividades no Porto do Sal, a artista Débora Oliveira realiza no próximo domingo (19) a exposição fotográfica ‘Terra Inundada é o meu Coração’. O trabalho, construído a partir de fotografias feitas com celular, terá lugar na sede do coletivo, na Cidade Velha. A entrada é gratuita.

A exposição reúne elementos da pesquisa visual e material feita com um grupo de mulheres – moradoras e trabalhadoras da região – sobre o cotidiano nos arredores de um dos locais mais antigos da capital paraense. Com pouco dinheiro no bolso e muitas ideias na cabeça, Débora Oliveira desenvolveu uma narrativa a partir de fotografias feitas com dispositivos móveis. O resultado é surpreendente. A artista mostrou às participantes que, mesmo com um celular, é possível se fazer arte. Manipulando as fotos com um programa de edição também no celular, o grupo criou uma narrativa ficcional que deu a identidade ao projeto.

Trabalhadoras e moradoras da região portuária são as protagonistas da exposição.
📷 Trabalhadoras e moradoras da região portuária são as protagonistas da exposição. |Débora Oliveira

“Sabemos que a arte se encontra muitas vezes em um lugar muito elitizado e não podemos nos conformar com isso. Fizemos tudo a partir do pouco que estava acessível, e esse pouco se torna muito quando estamos em coletividade, nos colocando como protagonistas da arte, trazendo juntas essas pessoas que têm relação de pertencimento com o lugar”, diz.

O projeto foi contemplado pelo edital de Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará. Para Débora, o resultado final do trabalho foi fundamental para aumentar a autoestima das participantes e de todos os envolvidos. “Todas somos amigas e fizemos o trabalho juntas, eu fazendo as fotos e depois conversando com todas sobre a edição. Queremos mostrar como as mulheres podem se tornar protagonistas também, mesmo com poucos recursos é possível alcançar um grande resultado, e a exposição está aí para mostrar isso. Estamos muito felizes”, diz.

A exposição Terra Inundada é o meu Coração terá ainda música ao vivo, com a participação do duo Sinos de Allamanda.

Serviço

Exposição Terra Inundada é o meu Coração

Local: Mercado do Porto do Sal

Endereço: rua São Boaventura, Cidade Velha, Belém

Hora: a partir das 10h

Entrada: gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Entretenimento

Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

Últimas Notícias