plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
COMANDO DO CONSUMIDOR #17

Educação inclusiva nas escolas particulares de Belém

No podcast "Comando do Consumidor" da semana destaque para os desafios e avanços na inclusão escolar em Belém. Cássio Bitar conversa com a Dra. Regiane Ozanan, pioneira na defesa do consumidor e educação inclusiva. Assista aqui:

twitter Google News

A inclusão nas escolas particulares de Belém não é apenas uma questão de responsabilidade do poder público, mas também um compromisso que envolve toda a comunidade educativa. Essas instituições desempenham um papel crucial na promoção de um ambiente inclusivo, onde todos os alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades, sintam-se valorizados e integrados.

É fundamental que as escolas particulares reconheçam a importância da diversidade e adotem práticas inclusivas que atendam às necessidades individuais de cada aluno. No EP desta semana o defensor público Cássio Bitar conversou com a Dra. Regiane Ozanan, Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor sobre esses desafios.

ASSISTA:

A temática é tão importante que dia na próxima terça-feira (23) ocorrerá em Belém audiência pública organizada pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público do Estado do Pará, para discutir abertamente os desafios e as estratégias para promover a inclusão nas escolas particulares da região.

Dra. Regiane Ozanan e Cássio Bitar com o cartaz da audiência pública sobre Educação inclusiva nas escolas particulares de Belém.
📷 Dra. Regiane Ozanan e Cássio Bitar com o cartaz da audiência pública sobre Educação inclusiva nas escolas particulares de Belém. |Foto: Emerson Coe

A programação abrangente do evento reflete o compromisso das autoridades e das organizações envolvidas em abordar diversos aspectos da inclusão escolar, desde políticas públicas até práticas pedagógicas. Com palestras, mesas-redondas e debates, a audiência pública oferecerá uma plataforma para compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas, contribuindo para fortalecer os esforços em prol da inclusão nas escolas particulares de Belém e inspirar ações futuras.

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelecem diretrizes e garantias para a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Além disso, o Plano Nacional de Educação (PNE) define metas específicas para a promoção da educação inclusiva. No estado do Pará, há legislações estaduais que complementam essas diretrizes, como a Lei Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Plano Estadual de Educação.

Para promover a inclusão nas escolas particulares, é essencial investir em capacitação para professores e funcionários, adaptar o ambiente físico e curricular, valorizar a diversidade e garantir o acesso a recursos e apoios especializados para os alunos com necessidades específicas.

tags

Mais em Comando do Consumidor

Leia mais notícias de Comando do Consumidor. Clique aqui!

Últimas Notícias