plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LITÍASE RENAL

Beneficente Portuguesa inova no tratamento do cálculo renal

O Hospital Beneficente Portuguesa continua inovando e oferecendo o melhor aos pacientes. Desta vez, a novidade é um novo equipamento cirúrgico para litotripsia a laser, Litho

Imagem ilustrativa da notícia Beneficente Portuguesa inova no tratamento do cálculo renal camera O hospital se destaca novamente quando o assunto é inovação | Reprodução/Ascom HBP

Seguindo os investimentos em tecnologia feitos nos últimos anos, o Hospital Beneficente Portuguesa adquiriu recentemente um moderno aparelho para litotripsia a laser. O laser “Litho”, da marca Quanta System, é capaz de pulverizar cálculos renais (pedras nos rins) sem necessidade de cortes no paciente, pois o procedimento é realizado de forma endoscópica.

Os cálculos renais são basicamente a união de cristais na urina. Quanto mais concentrados estão os cristais mais eles tendem a se unir e formar um cristal grande, que chamamos de pedra no rim. O aumento da quantidade de cristais na urina se dá por fatores genéticos e principalmente por questões comportamentais. A ingestão em excesso de sal e proteína de origem animal (carne vermelha) associado a pouco consumo de água é um dos principais fatores de concentração desses cristais na urina.

O tratamento mais comum para a doença é a ingestão de muita água e analgésico para repelir as pedras pela urina. Quando necessário, é feito um procedimento cirúrgico, como a litotripsia a laser.

Procedimento com o novo Litho

Sobre o método, o médico urologista Dr. Luiz Ribeiro, coordenador da urologia do Hospital Beneficente Portuguesa, explica que o procedimento consiste em fragmentar os cálculos (pedras) a laser. Ele completa afirmando que o procedimento dispensa cortes ao paciente.

O laser “Litho”, da marca Quanta System, é capaz de pulverizar cálculos renais (pedra nos rins) sem necessidade de cortes no paciente
📷 O laser “Litho”, da marca Quanta System, é capaz de pulverizar cálculos renais (pedra nos rins) sem necessidade de cortes no paciente |Reprodução/Quanta System

“O tratamento do cálculo renal (pedra no rim) é realizado parecido com uma endoscopia. Não é necessário nenhum corte ou pontos no paciente. Uma câmera é introduzida pelo canal da urina e se procura os cálculos renais. Após a localização é realizada a litotripsia a laser, que consiste em fragmentar os cálculos com o laser em tamanhos menores para que consigamos retirá-los de dentro do rim. A retirada é realizada através de uma cesta de cálculos, por onde se retira cada fragmento, um por vez”, explica.

Beneficente Portuguesa inova no tratamento do cálculo renal
📷 |

Tempo menor de cirurgia

O grande diferencial do equipamento Litho adquirido pela Beneficente Portuguesa é a maior potência em relação aos outros equipamentos semelhantes no mercado, reduzindo significativamente o tempo da cirurgia.

“Com a potência maior deste laser, 35 watts, eu consigo fragmentar os cálculos mais rápido e em tamanhos menores. Alguns casos se transformando em poeira. Essa característica do laser diminui significativamente o tempo de cirurgia, assim como o tempo de anestesia, diminuindo o risco ao paciente”, relata.

O médico ainda destaca o menor risco na via urinária do paciente, já que os cálculos se tornam bem menores: “também facilita a retirada dos cálculos do rim, diminuindo o risco de lesões da via urinária pelos fragmentos dos cálculos”, completa.

É importante ressaltar que o acompanhamento médico regular é indispensável para evitar este e outros problemas de saúde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Conteúdo de marca

Leia mais notícias de Conteúdo de marca. Clique aqui!

Últimas Notícias